Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 23 de novembro de 2019

Salin Siddartha declara tristeza pela morte do Rabino Henry Sobel. Siddartha foi um dos milhares de torturados pela ditadura militar, ditadura que o rabino Sobel combateu de modo firme

Sábado, 23 de novembro de 2019
Tristeza pela morte do Rabino Henry Sobel*. Ele, juntamente com o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e o Pastor Presbiteriano Jaime Wright, organizaram e publicaram o livro "Brasil: Nunca Mais", que relata os crimes da Ditadura Militar, e, no qual livro, meu nome (Salim Siddartha Martins Diniz) se encontra registrado por três vezes, dentre as quais, como o torturado nº 1.659, dentro de uma relação de mais de 1.800 torturados que constam oficialmente como comprovadas na Justiça Militar (STM); meu nome está  no Capítulo "A Tortura", no Tomo V, Volume 1, página 56, do referido livro. Por isso, meu sentimento póstumo de gratidão, não só por mim, mas por todos aqueles que foram, como eu, presos políticos e que lutaram pelo fim do Regime Militar no País. Gratidão póstuma e sincero lamento pelo passamento de um Rabino que lutou abertamente contra a Ditadura e pela volta do Estado Democrático de Direito.  Que Deus o receba em seus braços! (SALIM SIDDARTHA, Brasília, 23/11/2019)


*"O rabino Henry Isaac Sobel morreu hoje [ontem, 22 de novembro] em Miami (EUA), aos 75 anos, depois de enfrentar um câncer de pulmão. Sobel nasceu em Lisboa e se criou nos Estados Unidos, mas se estabeleceu no Brasil na década de 1970, quando ficou conhecido por enfrentar a ditadura militar. Viveu mais de 40 anos no Brasil. Formado rabino em 1970 em Nova York, recebeu um convite para integrar a CIP (Congregação israelita Paulista), entidade que presidiu até outubro de 2007.... - Veja mais em:"
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2019/11/22/morre-aos-75-anos-o-rabino-henry-sobel.htm?cmpid=copiaecola

----------------------------
O Gama Livre sugere observar as três imagens abaixo do livro Brasil: Nunca Mais. Clique sobre as imagens para visualizá-las melhor.