Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

OPAS lança versão em português de curso sobre recursos humanos para saúde universal

Quarta, 27 de novembro de 2019
Da ONU Brasil
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançou a versão em português do Curso de Autoaprendizagem sobre Recursos Humanos para a Saúde Universal, dirigido a qualquer pessoa com interesse no tema.
A capacitação tem como objetivo apresentar as linhas da Estratégia de Recursos Humanos para a Saúde Universal, aprovada pelos Estados-membros da OPAS em setembro de 2017, e traçar um panorama geral dos desafios do campo de recursos humanos para a saúde na região das Américas.
A capacitação é fruto de um esforço regional para fortalecer as ações no campo de recursos humanos para a saúde na região das Américas. Foto: OMS
A capacitação é fruto de um esforço regional para fortalecer as ações no campo de recursos humanos para a saúde na região das Américas. Foto: OMS
Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançou a versão em português do Curso de Autoaprendizagem sobre Recursos Humanos para a Saúde Universal, dirigido a qualquer pessoa com interesse no tema.
A capacitação tem como objetivo apresentar as linhas da Estratégia de Recursos Humanos para a Saúde Universal, aprovada pelos Estados-membros da OPAS em setembro de 2017, e traçar um panorama geral dos desafios do campo de recursos humanos para a saúde na região das Américas.
O curso, que também está disponível em espanhol e inglês, pode ser feito inteiramente online no Campus Virtual de Saúde Pública.
Por se tratar de uma iniciativa de autoaprendizagem (ou seja, sem tutoria), cada participante é responsável por regular seu tempo de dedicação e navegação na plataforma.
A carga total é de 10 horas, incluindo o tempo voltado para a avaliação. Ao fim da capacitação, os participantes que cumprirem com os requisitos para a aprovação poderão fazer o download de certificado emitido pela OPAS.
A capacitação é fruto de um esforço regional para fortalecer as ações no campo de recursos humanos para a saúde na Região das Américas, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Plano de Ação até 2023.
Trata-se de uma estratégia com objetivo de concretizar ações entre países, para fortalecer a cooperação e o diálogo, de modo a enfrentar esses desafios de maneira conjunta e mais adequada às demandas impostas.
Este curso será pré-requisito para outros dois a serem lançados em 2020: (1) Curso de Gestão de Políticas e Regulação de Recursos Humanos em Saúde e; (2) Curso de Planejamento de Recursos Humanos em Saúde – ambos com o acompanhamento e tutoria de especialistas internacionais no tema.