Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Segundo turno com 3 candidatos

Quinta, 21 de novembro de 2019
Agora, numa confissão que deveria resultar numa nova demissão (embora a primeira e verdadeira não tenha se concretizado), garante que todo esse desmatamento de 29,5% foi realizado durante a sua gestão de quase 1 ano

Por
Helio Fernandes*

Até 1960, os partidos, mesmo com tradição de eleição direta, elegiam e empossavam o candidato mais votado, mesmo que com pequena diferença. Nessa data, políticos sofridos com seguidos fracassos, se uniram para ir pedir a De Gaulle, que "salvasse a França". (há muito tempo não saía de Colombey le deus Egleases, seu sítio refúgio, que adorava).

Recebeu a todos muito bem, garantiu: "Aceito mas tenho que fazer exigências". Concordaram, começou a relacionar o que mudaria ou modificaria. Era uma completa revolução democrática, não deixando nada intocado, embora mantivesse o PARLAMENTARISMO mesmo com aspecto e constatação formal e executiva de PRESIDENCIALISMO.

1- Começou por aí. O Primeiro Ministro era eleito pelo povo e governava com o povo e para o povo.

2- Fundou o que chamou de "Quinta República". 

3- E acrescentou: "Serei candidato, mas nada parecido com ditadura". 

4- E informou: "Haverá segundo turno, (entre os 2 mais votados) o que chamou de BALLOTAGE.

5- Miterrand não queria ser candidato, mas os socialistas exigiram, teve que aceitar. 

6- Perdeu os 2 turnos, só foi se eleger presidente em 1981 e 1988, tinha o terceiro mandato garantido. Mas 1 ano antes surgiu o adversário invencível, o câncer.

7- Nova oportunidade para Chirac. Perdeu a presidência para Miterrand, o prefeito de Paris passou de nomeado para eleito, foi o candidato vitorioso. Mas preferiu disputar a presidência, com notável atuação.

8- Agora, entre os que trabalham, (leiam, tramam) nova Constituição, ideia excelente e democraticamente positiva: segundo turno com os 3 candidatos mais votados. Seriam eleitos de centro, de esquerda, de direita.

9- Mas seria absurdo modificar e eliminar uma Constituição que está nascendo, unicamente para prejudicar o ex-presidente Lula que tem 3 anos para concretizar seu futuro.

10- Essa ideia do segundo turno com 3 candidatos, poderia ser posta em ação, através de uma PEC. Seria aprovada até por unanimidade, favoreceria as 3 identificações supostamente ideológicas.

11- E não haveria a possibilidade negativa, de centro, direita e esquerda, elegerem dois candidatos. Geralmente a diferença entre segundo e terceiro mais votado, mínima.

12- Nova Constituição de jeito algum. Principalmente porque seria a PEC da vingança, do ódio, da desunião.

O EXIBICIONISMO DO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE

Depois de negar com insistência o crescimento do desmatamento da Amazônia, dois retrocessos, para ser subserviente e agradar o chefe. Reconheceu oficialmente: só neste amaldiçoado 2019 o desmatamento cresceu 29,5%. Batendo todos os recordes.

Outra confirmação absurda, estapafúrdia, mas assombrosa. Textual: "Todo esse desmatamento, em grande parte é ILEGAL e atende à pressões econômicas". Uma afirmação como essa deveria ter chegado ao presidente da República, junto com o pedido de demissão.

Aliás nem deveria ter sido nomeado, acredita que pode ser ministro sem sair da televisão. É exibicionista por prazer, incompetente por formação, comete erros primários e insustentáveis. Um só para não esquecer. Foi a Fernando de Noronha, (por decisão do Presidente, para examinar a exploração contra os turistas) cometeu um disparate absurdo, confundindo a ilha com o arquipélago.

Antes de viajar, deveria saber ou pelo menos pesquisar para constatar que na ilha não há a menor possibilidade de turismo. Ao contrário do arquipélago que recebe número grande de turistas, pois lá existem grandes atrações. Turistas exploradíssimos.

Agora, numa confissão que deveria resultar numa nova demissão (embora a primeira e verdadeira não tenha se concretizado), garante que todo esse desmatamento de 29,5% foi realizado durante a sua gestão de quase 1 ano.

PS- Ricardo Salles é recordista de equívocos no meio ambiente, mas tem outro recorde que não pode ser esquecido, é o ministro que tem o maior tempo de permanência na televisão.

ÚLTIMA NOTA

Ontem às 9 da noite, o Flamengo viajou para Lima. Pela primeira vez, um clube tem expectativa tão auspiciosa. Pode conquistar um importante título internacional. E 24 horas depois ser campeão no seu país.

O brasileirão está garantido, com recorde de pontos.

PS- Mas se perder para o River, tremenda frustração e decepção para milhões.
-----------
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.