Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 24 de novembro de 2019

Fruto envenenado

Domingo, 24 de novembro de 2019

Queridos amigos e amigas,

Trata-se do pesticida mais perigoso que você já ouviu falar, associado ao câncer, danos cerebrais e distúrbios do sistema nervoso -- e ele está por todos os lados.

O clorpirifós é o segredo mais sujo da indústria química, sendo o campeão de vendas em todos os lugares, mas mantido longe da mídia. E com razão -- sua origem remonta a agentes nervosos desenvolvidos em um laboratório nazista! E agora está em nossa comida, ar e água potável.

Neste momento, temos uma chance única de bani-lo! A Europa está a ponto de proibir o seu uso e importantes decisões estão sendo tomadas nos principais mercados do mundo, como Brasil e os EUA. Vamos lutar pelo banimento na Europa e então mobilizar a força do nosso movimento para pressionar uma proibição global do clorpirifós.

Assine agora e compartilhe com todos os seus conhecidos -- quando nossa petição estiver enorme, vamos nos juntar às vítimas do clorpirifós e fazer as nossas vozes serem ouvidas pelos reguladores do mundo todo:

Assine para banir o clorpirifós!

Seus defensores alegam que o clorpirifós é um pesticida eficaz -- mas isso ocorre porque ele é derivado de uma classe de químicos desenvolvida para fazer agentes nervosos! Ele pode ser um dos químicos mais tóxicos que já colocamos na nossa comida.
Seus efeitos no corpo humano são devastadores, causando todos os tipos de doenças, desde câncer de pulmão à doença de Parkinson. E as crianças são gravemente afetadas por este pesticida, que causa danos ao desenvolvimento de seus cérebros e reduz seus QIs.

Agora, temos uma chance de pedir o fim do uso do clorpirifós. Com um banimento se aproximando da Europa, temos a oportunidade de levar nosso apelo adiante e ajudar a lançar um movimento para levar nossa luta a outros mercados ao redor do mundo -- começando com o Brasil e grandes estados norte-americanos onde decisões importantes serão tomadas em breve.

Assine agora e compartilhe com todos os seus conhecidos -- vamos tirar esse químico tóxico da nossa comida e dos corpos de nossas crianças o mais rápido possível:

Assine para banir o clorpirifós!
Nossa comunidade teve um papel central na luta contra o glifosato e quando a poderosa Monsanto foi aos tribunais por causa da nossa campanha, nós nos unimos e vencemos! O clorpirifós é ainda pior -- então, vamos impedir que este veneno continue a se espalhar antes de causar ainda mais danos!

Com esperança e determinação,

Pascal, Spyro, Luis, Antonia, Aloys, Rosa, Melanie, Bert, Ricken e todo o time da Avaaz

Quais são as teorias e as pesquisas sobre as possíveis causas do autismo (BBC Brasil)
https://www.bbc.com/portuguese/geral-43577510

Contestado na Europa e nos EUA, agrotóxico que reduz QI de crianças é liberado no Brasil (RFI)
http://br.rfi.fr/ciencias/20190627-contestado-na-europa-e-nos-eua-agrotoxico-que-reduz-qi-de-criancas-e-liberado-no-b

Anvisa divulga lista de agrotóxicos que serão reavaliados (O Globo)
https://oglobo.globo.com/brasil/anvisa-divulga-lista-de-agrotoxicos-que-serao-reavaliados-23904994

Jornais europeus alertam para os perigos do clorpirifós (Jornal da USP)
https://jornal.usp.br/atualidades/jornais-europeus-alertam-para-os-perigos-do-clorpirifos/

Agência americana decide não proibir o agrotóxico associado a problemas de saúde em crianças (O Sul)
http://www.osul.com.br/agencia-americana-decide-nao-proibir-o-agrotoxico-associado-a-problemas-de-saude-em-criancas/

Fruto envenenado: a Dow Chemical quer que os fazendeiros continuem a usar um pesticida associado ao autismo e TDAH (The Intercept, em inglês)
https://theintercept.com/2017/01/14/dow-chemical-wants-farmers-to-keep-using-a-pesticide-linked-to-autism-and-adhd/