Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 10 de junho de 2020

MPF abre inquérito civil para apurar suspensão pelo governo federal de compras de respiradores no exterior

Quarta, 10 de junho de 2020
Supostamente, o cancelamento dos contratos emergenciais fortaleceria a indústria nacional. Procuradoria vai verificar se houve irregularidades na medida
ARte retangular sobre fundo amarelo, escrito mpf em ação na cor branca
Arte: Secom/MPF
O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar a suspensão de todos os contratos de compras de respiradores vindos do exterior, que seriam usados no tratamento da covid-19. O inquérito civil foi instaurado nessa segunda-feira (8), depois da divulgação de que o Ministério da Saúde teria suspendido os contratos em pleno contexto de pandemia.
A investigação foi instaurada após representação feita de ofício pelo MPF. No último dia 2, Carlos Wizard, falando na condição de futuro secretário do Ministério da Saúde, afirmou em entrevista que os contratos emergenciais firmados pela União para a compra de respiradores estavam com valores acima do razoável. As compras teriam sido canceladas já que, segundo Wizard, a indústria brasileira teria condições de satisfazer a demanda nacional de fornecimento dos equipamentos para todo o país. O inquérito tem prazo de 1 ano.
Fonte: MPF