Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 6 de março de 2021

Imprensa destaca tentativa de cerceamento pelo governo Bolsonaro de liberdade no IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

 Sábado, 6 de março de 2021

IMPRENSA DESTACA TENTATIVA DE CERCEAMENTO DE LIBERDADE NO IPEA

A tentativa de cerceamento da liberdade dos pesquisadores do Ipea foi tema de reportagens do UOL, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, El País, Correio Braziliense e Portal Terra.

O jornal O Estado de São Paulo publicou a reportagem Ipea dispara ofício ameaçando punir servidor que publique estudo antes de ‘aprovação definitiva’ em que aponta a tentativa da presidência do Ipea de coibir publicações de estudos com conteúdo mais crítico a políticas governamentais.

O Portal UOL publicou nesta sexta-feira a reportagem Ipea controla divulgação de estudos e servidores denunciam ‘mordaça’. A divulgação foi seguida pela Folha de São Paulo, que disponibilizou na internet a matéria Ipea sinaliza com punição a pesquisador que divulgar estudo em elaboração“.

O El País, em sua versão brasileira, publicou o texto No auge da pandemia, Governo Bolsonaro censura professores e acelera desmonte ambiental e de direitos humanos. O Correio Braziliense foi mais direto: Ipea baixa linha dura para controlar trabalho de pesquisadores. Por fim, o Terra disponibilizou a reportagem Ipea dispara ofício ameaçando punir servidor que publique estudo antes de ‘aprovação definitiva’.

As reportagens abordam o ofício em que a presidência do Ipea trata da divulgação de estudos à imprensa sem intermediação da assessoria de comunicação. De acordo com o documento interno, a “prática é um descumprimento de dever ético e, eventualmente, até infração disciplinar”.

Fonte: 


A Afipea-Sindical divulgou Nota Pública.


====================

Leia também: 

Servidores do Ipea condenam ameaças e cerceamentos internos à divulgação da produção técnica do órgão. É o governo Bosonaro

Acesse também: