Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Ministério Público de olho na poluição do Rio Melchior

Quinta, 1º de abril de 2021

Corredeiras do Rio Melchior. Fotos de Alzirênio Carvalho
“A qualidade das águas do Rio Melchior é alvo de atenção especial da Prodema. O MPDFT está atento para cumprir a sua missão de cuidar do equilíbrio ecológico da região. Estamos preparando outras medidas fiscalizatórias para proteger o rio”, afirmou o promotor de Justiça, Milton de Carlos Júnior.

Por Chico Sant’Anna

A 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) promete acompanhar de perto a qualidade da água e o nível de poluição do Rio Melchior. Há alguns dias, aqui no blog Brasília, por Chico Sant’Anna, mostramos que o Rio Melchior, apesar de sua beleza e importância, tem sido o destino do esgoto sanitário de grande parcela da população do Distrito Federal, além de ser vítima de vazamentos de chorume do Aterro Sanitário de Samambaia. Um rio à beira da morte, cheio de poluição, exalando mau cheiro, com água imprestável para o consumo humano e suspeita para ser utilizada na agricultura. Com 25 quilômetros de extensão, o Rio Melchior demarca a divisão geográfica entres as regiões administrativas de Ceilândia e Samambaia e é um dos afluentes do Rio Descoberto. A ação da Prodema acontece exatamente em decorrência da sensibilidade ecológica da área.

Para conhecer melhor o Rio Melchior, leia também:


A 3ª Prodema também informou que outras medidas serão tomadas para fiscalizar a quantidade e a qualidade de resíduos dispensados no rio. “A qualidade das águas do Rio Melchior é alvo de atenção especial da Prodema. O MPDFT está atento para cumprir a sua missão de cuidar do equilíbrio ecológico da região. Estamos preparando outras medidas fiscalizatórias para proteger o rio”, afirmou o promotor de Justiça, Milton de Carlos Júnior.