Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Cristo Redentor 90 anos. Muitas histórias

Terça, 12 de outubro de 2021


Cida Torneros
Perdi a conta, nesses 72 anos, de quantas vezes virei o pescoço em direção ao monte e apreciei o monumento. Cresci ouvindo suas histórias. Meu pai que se vivo estivesse teria 99, repetiu aquelas memórias da época em que minha avó católica recolhia dinheiro e jóias dos fiéis da sua paróquia na Urca para arrecadar fundos e construir a estátua, desafio que certamente mudaria não só a paisagem carioca como impulsionaria o turismo no Brasil e no Rio de Janeiro. Ele contava em detalhes quando foram a praça Mauá aguardar a chegada das mãos e da cabeça. Quando me levou menina ali pela primeira vez, senti que o centro da vida era o Corcovado.

Depois, ao longo da vida fui levar amigos, apresentei o Cristo a visitantes estrangeiros e há poucos anos estive lá com minha prima Maria Carmen. Já vi de dia e no entardecer. Já fui de bondinho, carro e van. Tenho sempre a impressão de flutuar sobre a cidade que mais parece uma pintura. Montanhas, o mar, a floresta da Tijuca, a ponte Rio Niterói, tanto azul e tanto verde. Um mundo natural e uma mensagem de paz numa cidade hoje tão violenta.

Agora tem as escadas rolantes. O moderno trouxe a necessidade de adaptar o nosso Senhor de 90 anos a um novo tempo de reflexão. Esse Cristo é democrático? Está antenado com nossa crise múltipla de país com fé e tanta desigualdade? Isabel, a redentora tem tudo a ver com ele. Sua capelinha de nossa senhora Aparecida é prova cabal do seu compromisso com a fé renovada. Aos pés do Cristo já sorri e já chorei. Agradeci sempre. Por viver perto dele, por crer em seu semblante de paz, de esperança, de ânimo... Talvez nem tenha me dado bola, este Senhor nos Céus, parece querer nos abraçar. É um grande consolo. Preciso viver para levar minha neta Lua de um ano para conhecê-lo um dia. Quando ele completar 100. Acho que vai ser um lindo dia! Cida Torneros

---------------

*Cida Torneros é jornalista aposentada e edita no Rio de Janeiro o Blog Vou de Bolinhas.