Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Idosos: Deputado quer Brasil com sinalização diferente da internacional

Terça, 12 de outubro de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna



O representante do DF apresentou o projeto de Lei 3413/21 pedindo a mudança em todo País do pictograma referente aos idosos. A proposta fere tratados e convenções internacionais firmados pelo Brasil.




Por Chico Sant’Anna

O deputado Julio Cesar (Republicamos-DF), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, parece desconhecer os acordos internacionais assinados pelo Brasil e as normas que os regem. Numa iniciativa, que em nada mudará a situação social dos idosos no Brasil, Júlio Cesar quer que o Brasil adote isoladamente uma iconografia diferente da adotada mundialmente nas placas e sinalizações que fazem referência aos idosos com 60 anos ou mais. A iconografia da pessoa com o tronco curvado e portando bengala é utilizada mundialmente, independentemente do idioma ou do alfabeto utilizado em cada pais. Para o deputado, essa iconografia e jocosa para com os idosos.

O representante do DF apresentou o projeto de Lei 3413/21 pedindo a mudança em todo País do pictograma referente aos idosos. A proposta altera a Lei 10.741, relacionada ao Estatuto do Idoso, e estabelece que o desenho seja substituído por uma figura baseada em uma pessoa saudável e que indique a idade mínima de 60 ou 80 anos, conforme o caso. De acordo com projeto, o novo pictograma deverá ser utilizado onde houver sinalização de atendimento prioritário, como placas ou locais reservados aos idosos.

O representante do DF apresentou o projeto de Lei 3413/21 pedindo a mudança em todo País do pictograma referente aos idosos. A proposta altera a Lei 10.741, relacionada ao Estatuto do Idoso, e estabelece que o desenho seja substituído por uma figura baseada em uma pessoa saudável e que indique a idade mínima de 60 ou 80 anos, conforme o caso. De acordo com projeto, o novo pictograma deverá ser utilizado onde houver sinalização de atendimento prioritário, comoA placas ou locais reservados aos idosos.