Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Petrobrás - 68 anos de exitosa política nacionalista

Segunda, 4 de outubro de 2021


Petrobrás — 68 anos de exitosa política nacionalista








03 Outubro

Nota oficial da AEPET sobre os 68 anos da Petrobrás

Criada pela Lei nº 2.004, de 03/10/1953, uma iniciativa do Poder Executivo no Governo do Presidente Getúlio Vargas, a Petróleo Brasileiro S.A - PETROBRÁS foi das mais triunfantes ações do Estado Nacional Brasileiro.

Desde seu projeto de lei, a PETROBRÁS lutou contra as forças antinacionais que sempre desejaram manter o Brasil como colônia; se antes o fora formalmente de Portugal, prosseguira no Império como efetiva colônia inglesa e na República, exceto pela Era Vargas e nos Governos Militares, tendo por Presidente o General Ernesto Geisel, uma colônia dos interesses estadunidenses e, atualmente, dos interesses do capital financeiro apátrida.

A Petrobrás, conduzida com dedicação patriótica por brasileiros, em quase toda sua existência, ganhou competência técnica que os prêmios internacionais que obteve são apenas uma pálida amostra.

Destacou-se não só nas tecnologias de exploração, produção, desenvolvimento de campos de petróleo e aproveitamento de reservatórios dos hidrocarbonetos, no processamento do petróleo, óleo e gás natural, para obtenção dos mais diversos derivados, na comercialização, nos transportes e na administração, tendo seus técnicos sido escolhidos por diversos governos estrangeiros para os assessorarem na constituição das empresas nacionais de petróleo, desenvolverem sistemas técnicos e gerenciais, ministrarem cursos e países e empresas buscaram na Petrobrás a confiável e capacitada parceira para seus desenvolvimentos.

A Petrobrás também investiu na área dos biocombustíveis, tendo sido fundamental para o sucesso do Proálcool e do biodiesel. A Petrobrás, desde o desmonte provocado pelo Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, aguçado a partir do Governo do Presidente Michel Temer, tem retrocedido, quer na qualificação técnica quer, principalmente, na competência gerencial. Hoje adota um sistema de preços, o Preço de Paridade com o Produto Importado (PPI), absolutamente inadequado aos padrões de vida encontrados no Brasil e incompatível com um país autossuficiente na produção de petróleo e de seus derivados.

Mas a força do povo deste País, que foi capaz de lutar e vencer para criação da Petrobrás, também haverá de repor sua maior empresa, orgulho da Nação, nos trilhos que a conduziram por cerca de dois terços de sua existência.


Diretoria e o Conselho Fiscal da AEPET


==============

O Blog Gama Livre sugere a leitura de postagem que publicou no dia 08 de abril de 2020. O título da postagem?

Traiçoeiro ataque à Petrobrás e ao Brasil. Denúncia aponta triste fim que aguarda a Petrobrás e o futuro do Brasil