Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ativistas protestam contra patrocinadores de Olimpíadas em Londres

Sexta, 9 de agosto de 2012
Protestos contra as Olimpíadas também estão tomando as ruas de Londres, mas pouco são divulgados pela mídia. São ações anti-Jogos que questionam os patrocinadores, e a reforma da região leste da cidade para construção do Parque Olímpico.
www.brasil.agenciapulsar.org
Protesto contra Dow Chemical  (divulgação)

Um grupo de ativistas conseguiu autorização do comitê olímpico local e realizou um die-in. Esse tipo de protesto  homenageia vítimas uma tragédia realizando simulações da mesma. Dessa vez, a manifestação lembrou as vítimas da catástrofe de Bhopal, na Índia.

Nesse caso, o protesto se dirirgia a empresa Dow Chemical, uma das patrocinadoras do evento, atual dona da fábrica de pesticidas responsável pela contaminação de Bhopal.

Além da Dow Chemical, também foram realizados protestos contra outras empresas patrocinadoras como a British Petroleum, responsável pelo vazamento de petróleo no Golfo do México e Adidas, acusada de fabricar material esportivo à custa de trabalhadores em regimes desumanos.

As manifestações, mesmo que à sombra do megaevento, buscaram mostrar que o modelo de negócios da Olimpíada de Londres está longe de ser unanimidade. No Rio de Janeiro, organizações e movimentos sociais também já vem questionando as políticas aplicadas pelo poder público para receber os Jogos Olímpicos, daqui a quatro anos.

A Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olímpiadas já realizaram diversos eventos em que denunciam uma série de violações a direitos humanos que as cidades vem sofrendo para implementação dos jogos. (pulsar/operamundi)