Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de julho de 2014

BRT: O que começa troncho não pode acabar certo

Quarta, 30 de julho de 2014
O VLP/BRT já nasceu de uma ideia troncha, pois é um sistema considerado obsoleto há mais de 15 anos, agravado ainda quando se trata de cobrir distâncias de 30, 40 ou mais quilômetros. Mas em Brasília o que se vê muito são ideias tronchas, absurdas, caríssimas.
E o VLP é um sistema de transporte sobre pneus e usando óleo diesel, o que o torna, de cara, muito poluente e ineficiente. A ideia do VLP em Brasília, se é que isso possa se chamar de ideia, substituiu o conceito que é tendência em todo o mundo. Substituiu o metrô, o trem. Substituição feita pelos governantes de Brasília. Deus sabe lá o porquê disso!
O chamado BRT (VLP) Sul, orçado inicialmente em R$533 milhões já está batendo nos R$800 milhões. E ainda falta muita coisa. Vai, certamente, chegar ao BILHÃO de reais.
E para que tem prestado o BRT Sul? Para irritar o passageiro do Gama e Santa Maria, aumentar em quase uma hora o trajeto de casa à Rodoviária do Plano Piloto. Deixar sem transporte direto aqueles brasilienses que se dirigem daquelas duas cidades para a L2 Norte (Unb), W3 Norte, Esplanada dos Ministérios e outros locais do Plano Piloto.
Os veículos que foram anunciados, possivelmente para justificar o trambolho que seria o BRT, transportariam em cada viagem, cada um, mais de duas centenas de passageiros. Foi uma surpresa, e frustração, quando colocaram simples articulados com capacidade em torno de 130 pessoas. Lerdões, são ultrapassados na estrada até pelos antigos cacarecos que ainda rodam para Santa Maria e Gama. Um caos geral. Várias estações de passageiros não estão funcionando, servindo apenas como sorvedouro do dinheiro público, com vigilância e coisas tais.
Agora descobriu-se que vários dos veículos articulados usados no BRT não se submeteram à vistoria do governo. Uma irresponsabilidade do GDF com a vida dos passageiros. Só depois de reportagem de emissora de TV denunciando o fato é que o governo do DF correu para fazer as vistorias.
Troncho começou, troncho continuará. Também as rachaduras na pista, especialmente em viaduto, agora é notícia na TV e em jornais. As faixas paralelas à pista por onde circula os veículos do BRT foram refeitas. Acontece que praticamente todo o trecho (nos dois sentidos) entre o Gama e o Balão do Periquito, teve que ser todo remendado (isso já foi mostrado em algumas postagens com fotos aqui mesmo no Gama Livre). Remendos horrorosos, além, claro, de ter custado, certamente, uma boa grana adicional. Pois sabemos que empreiteira não perde nunca nessas terras de meu Deus. É sempre o contribuinte que dança.
É por tudo isso, e mais algumas coisas, que tem gente dizendo que o significado de BRT é Buzu Ronceiro e Troncho. E bota troncho nisso.