Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Pediatria do HRG: Diretoria do SindSaúde se reúne com líderes da Câmara Legislativa

Quarta, 7 de setembro de 2016
Do SindSaúde
Por Déborah Siqueira Pinheiro 
 

A direção do SindSaúde esteve nesta terça-feira (6) na reunião semanal do Colégio de Líderes na Câmara Legislativa para reivindicar aos deputados atenção especial à saúde das crianças, uma vez que a ala de internação pediátrica do Hospital Regional do Gama (HRG) está parcialmente fechada e o pronto socorro pediátrico está com 95% de restrição no atendimento. De acordo com documento emitido pela direção do HRG o PS será fechado nos próximos dias por falta de pediatras.


Presente na reunião, a conselheira tutelar do Gama, Ana Maria, apresentou um documento assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg no qual ele se comprometia a não retirar direitos da criança. A conselheira exigiu uma resposta imediata do GDF sobre o assunto. “Desde 2014 o Conselho tem buscado respostas da direção do hospital e eles apenas dizem que não está acontecendo qualquer fechamento, o que é uma inverdade”, assinalou Ana Maria.


Emendas parlamentares para a saúde“O povo não pode ser penalizado. Agora é o momento dos deputados mostrarem sua grandeza e superar diferenças políticas entre os poderes. A crise política instalada, que pode durar muito tempo, não deve penalizar os pacientes, por isso defendemos a maior quantidade de emendas para a saúde, visto que está em estado de emergência", afirmou Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.


Para a Diretoria, o papel da CLDF é defender os direitos da população e fiscalizar o Executivo. Para que ter medo de fazer emenda? Segundo o deputado Rodrigo Delmasso, o governador Rodrigo Rollemberg pediu para que os parlamentares não carimbem as emendas e que destinem para o contingenciamento da saúde, assim Rollemberg pode gastar da forma que bem quiser.
Marli Rodrigues conversa com o deputado Rodrigo DelmassoMarli Rodrigues conversa com o deputado Rodrigo Delmasso

SindSaúde discorda
A Câmara deve estar o tempo todo ciente dos problemas enfrentados pela população quando se trata de saúde. Entregar as emendas para o contingenciamento sem carimbo é repetir o papel de Pilatos. Deputado é deputado. Pilatos é Pilatos.
Passando a limpo 
Em meio a diferentes versões, a diretoria do SindSaúde convidou o presidente da CLDF, deputado Juarezão, para ir até o HRG conferir a situação da pediatria. O distrital aceitou o convite imediatamente e deixou o Plenário com a sessão em andamento. Juarezão constatou in loco que realmente o que o SindSaúde relatou é verdade, como mostram as imagens abaixo. Ele ainda se comprometeu a conversar com o governador e defender a causa, ou seja, uma cidade com mais de 150 mil habitantes não pode ficar sem uma emergência e uma unidade de internação de pediatria.

Leitos pediátricos disponíveis no HRG
HRG era um hospital Amigo da Criança
Faltam apenas pediatras para o HRG reabrir os leitosEspaço para crianças no HRG: fechadoMais leitos vaziosPresidente da CLDF visita pediatria do HRG