Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Esquenta as eleições para Reitoria da UNB

Sexta, 10 de agosto de 2012

 Juntos! com Sadi & Baiana, Chapa 88!

Nota de apoio do Coletivo Juntos! à chapa 88 Sadi & Baiana a Reitoria da UnB

2012 é o ano que ficará marcado na história da educação brasileira. Ficará marcada também a intransigência do governo Dilma-PT/PMDB em não negociar com as categorias em greve.

Essa greve é uma resposta direta da educação a uma política que há décadas vem sucateando o ensino público no Brasil, quadro que se agravou muito nos dois governos de Lula e continua no governo Dilma. Esses governos continuam pagando religiosamente a questionável divida pública, onde mais de 47% do orçamento federal são canalizados para a agiotagem nacional e internacional. Enquanto isso, menos de 4% são destinados para a Educação. Destes, foram cortados mais de 5 bilhões no orçamento da educação deste ano.

         Na UnB, podemos perceber esse sucateamento no dia-a-dia; andando pela universidade, vemos o sucateamento que foi exponenciado por um processo de expansão precário, sem garantia nenhuma de qualidade, via programa de expansão do governo federal (REUNI), que não foi suficiente para democratizar o acesso à universidade e expandiu os problemas existentes, como estrutura precária, iluminação inadequada, salas e laboratórios insalubres, falta de restaurantes universitários nos novos campi.

        A UnB que não tem assistência estudantil para todos os estudantes que tem esse direito. A bolsa permanência, quando é concedida, se transformou em bolsa-trabalho, um método que a reitoria/governo usa para suprir a falta de servidores concursados que existe na universidade e que representa uma precarização do trabalho. Assim, defendemos o fim da contrapartida trabalhista para o bolsista-permanência.

            No ano de 2008, a UnB esteve pautada nacionalmente em um escândalo de corrupção, envolvendo seu então reitor e toda a cúpula dirigente da universidade, tinha como protagonistas as fundação privada na UnB, mais especificamente a FINATEC. Os estudantes deram uma resposta coerente ocupando a reitoria e derrubando toda a administração superior da universidade.  Depois da ocupação, conquistamos um avanço democrático na UnB: a paridade nas eleições para Reitor, que foi uma conseqüência direta da ocupação. Nas eleições de 2008, os estudantes participaram de forma massiva e garantiram que a chapa encabeçada por Zé Geraldo saísse vitoriosa no segundo turno.

Quatro anos desta gestão se passaram e vimos frustradas muitas expectativas de avanços no campo democrático, como a promessa do então candidato de constituir o Congresso Estatuinte Paritário na UnB. Também nesta atual gestão a relação com as fundações privadas foram plenamente restabelecidas, o que, para nós do Juntos!, é um enorme retrocesso, com uma política de pactuação com o campo da direita tradicional da UnB.

         Discordamos do projeto de educação do Governo Lula/Dilma e não concordamos com sua aplicação na UnB via reitoria. Defendemos um projeto de educação que garanta qualidade de ensino, pesquisa e extensão, estrutura, assistência estudantil, valorização do trabalho docente e dos técnicos administrativos, e que o governo garanta vagas para todos.

Denunciamos também o processo de precarização e privatização camuflada dos hospitais universitários, que está sendo realizadas nas universidades e que a atual reitoria (representadas nas chapas, 80, 82, 84 e 87) implementou na UnB sem nenhuma polarização com os grupos da direita tradicional (representadas nas chapas 86, 85 e 83).

Expressamos nosso total repúdio a atual diretoria da ADUnB de tentar barrar na justiça a paridade nestas eleições para reitor, esse ato é um verdadeiro ataque à democracia.

Na nossa visão, a UnB deve ser um pólo agregador do pensamento crítico e contra-hegemônico, capaz de gerar e disseminar o conhecimento de maneira livre e solidária.
 
Reafirmamos nosso posicionamento contra a privatização e precarização da universidade, contra a militarização e a presença da política militar nos campi.

Assim o Juntos! declara apoio à chapa 88, Sadi Dal Rosso - Reitor e Maria Lúcia Leal (Baiana) - Vice, por acreditar que esta é a chapa que pode avançar em defesa de  uma universidade pública, gratuita, de qualidade, laica, democrática, socialmente referenciada e que esteja a serviço dos trabalhadores.