Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 2 de setembro de 2012

Agrotóxicos estão contaminando rios do Pantanal

Domingo, 2 de setembro de 2012
O pantanal mato-grossense está cada dia mais prejudicado devido ao uso de agrotóxicos nas lavouras. A região tem sido contaminada por resíduos de pesticidas no leito de rios, córregos, fundo de cachoeiras e lagoas .
www.brasil.agenciapulsar.org
Agrotóxicos ameaçam Pantanal (ecodebate)

A situação foi detectada por pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso e da Embrapa Pantanal. O estado do Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país. Ao mesmo tempo em que produz em larga escala, aumenta-se a quantidade de venenos para conter as pragas.

O Mato Grosso também lidera o consumo nacional de pesticidas, sendo o Brasil o país que mais usa agrotóxicos no mundo. Para se ter uma ideia, apenas na safra 2010/2011 foram utilizados 936 mil toneladas de agrotóxicos em plantações nacionais. A situação preocupa órgãos de saúde e alimentação.

José Agenor Álvares, diretor de controle e monitoramento sanitário da Anvisa, explica que a linha entre matar a erva daninha e a saúde das pessoas é tênue. Por isso, ele defende que diante do crescimento do uso de agrotóxicos no país, não se deve abrir mão do direito de restringir ou banir o uso.

Desde 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tenta normatizar o uso de agrotóxico no país. Cinco produtos já foram tirados de circulação, mesmo assim alguns deles continuam a ser usados de forma ilegal. (pulsar/ciclovivo)