Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Demandas feministas não são prioridades para o GDF

Domingo, 17 de fevereiro de 2013
Do Blog da Leiliane

Hoje [sábado], eu participei de uma manifestação na Rodoviária de Brasília, pelo fim da violência contra as mulheres. Me foi dada a palavra no palanque, e então, pude falar sobre a inversão de prioridades dos governos do DF , os antigos e o atual.

Há décadas, temos em todo o Distrito Federal, apenas uma Delegacia da Mulher para atender todo o contingente do DF e entorno. Não adianta dizer que qualquer delegacia registra  os crimes contra as mulheres, disso eu sei, entretanto, essas outras delegacias não são especializadas no atendimento das mulheres vítimas de violência, não são adequadas e não tem pessoal capacitado. Geralmente policiais homens , sem capacitação no atendimento de mulheres vítimas de violência, tem a tendência de menosprezar casos da Lei maria da Penha...

O que é absurdo é que recursos para construir novas delegacias da mulher não faltam! Falta, isso sim, interesse político. Porque esses políticos e políticas que acordam em suas mansões e estão com a vida ganha, em sua maioria, estão pouco se importando com a vida da Dona Maria das Couves lá do Areal ( ou qualquer outra região pobre do DF) que sofre violência dentro de casa, quer denunciar para a polícia mas, não tem dinheiro pra ir até a DEAM do Plano Piloto!

E ainda há uma grande questão, as mulheres pobres vítimas de violência que vão parar nos abrigos com suas crianças, por motivo de grave ameaça às suas vidas, muitas vezes não recebem a qualificação profissional adequada para ser inserida no mercado de trabalho, e por que? Será que o governo acha que oferecer curso de pano de prato e crochê, tricô é suficiente!? 

Enfim, o governo está ai a gastar bilhões em Estádio de futebol, quer fazer um mega estacionamento ao custo de 800 milhões de reais (inicial), enquanto deixa o DF com um transporte público de péssima qualidade e caro, que dificulta a vida das mulheres trabalhadoras; não construiu nenhuma creche pública, inviabilizando a entrada no mercado de trabalho de milhares de mulheres!

Somos a maioria dos eleitores, somos a maioria da população, a maioria dos lares são chefiados por nós, mulheres! Mas, o governo acha que com uma Secretaria de Mulheres que mal tem recursos para implementar políticas, faz propaganda com carreta de mamografia é suficiente para suprir todas as demandas da população feminina! Eles estão se auto-enganando ou acham que nos enganam?

A demanda das mulheres não é, e nunca foi prioridade para o Governo do Distrito Federal.