Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Geddel: Abnegado, desprendido, desambicioso

Quinta, 7 de setembro de 2017
 
Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa

 
Helio Fernandes

Fui  dormir à meia-noite, a contagem do dinheiro das malas do ex-ministro intimíssimo de Temer, estava em 33 milhões. Acordei, estava entre 45 e 50, atrasou, duas máquinas emperraram. O dono do apartamento foi vastamente chamado de corrupto. Injustiça. Só faltou ser chamado de LADRÃO, como seu ex-chefe que continua amigo.

Geddel tem paixão por dinheiro vivo, e altamente patriota não manda para o exterior. Tem o prazer de saber que o dinheiro está ali, bem perto. Foi visto entrando no apartamento, que não é sua residência. E como ele iria gastar tanto dinheiro em tantas malas?

Dizem que ele como criminoso em série, poderia ser condenado a 50 anos de prisão.  Absurdo. Por tudo que contei, o máximo da sua prisão, deveria ser limitado a 35 anos.

GILMAR E A POSTERIDADE

Por tudo o que tem feito  ou desfeito, em matéria  de falta de caráter, de escrúpulos e de credibilidade, já deveria ter sido expulso do Supremo, e como consequência, do TSE. Mas apenas existe remota possibilidade de ser analisada sua SUSPEIÇÃO,  num único processo.

Só que ele não liga para coisa alguma, continua arrogante, onipotente e onipresente. Ontem no momento exato em que tentavam destruir um homem honrado e participante como Janot, Gilmar já estava na televisão, tentando transferir seus erros e defeitos para o PGR.

O ministro sem toga, não esperava ser imortalizado e alçado à  imortalidade, pelo notável chargista  que é Chico Caruso. Com seu traço fulminante e exuberante, surpreende Gilmar "flechando" Janot. Naturalmente pelas costas.

COPA DO MUNDO, OLIMPÍADA E CBF

Não se trata de esporte, apenas corrupção, a mais desbragada possível. Alguém tinha duvida de que a sede da Olimpíada foi decidida por dinheiro? Se serginho cabralzinho filhinho mandava o dinheiro, coordenava e pagava tudo, dúvida é uma palavra que não cabe.

Além do mais, a festança que o ex-governador fez na hora de abrir o envelope, é irrefutável. Ele e seu grupo, só fizeram comemoração maior, na "noite dos guardanapos". Tenho  alguma incerteza em relação à Copa, afinal, o Brasil tem 5 títulos mundiais, já haviam se passado 64 anos. O Brasil não  sediava a Copa desde 1950. Só que não  arrisco mais de duas palavras: pode ser.

Outra coisa que não tem nada a ver com esporte é o senhor Del Nero como presidente da CBF. É um corrupto confesso e confessado. O fato de não poder sair do Brasil, com medo de ser preso, exclui qualquer dúvida sobre sua idoneidade. A seleção do Brasil jogou na Colômbia, ele não foi. Isso acontece pela décima vez. E sua ausência não é notada. Ele não irá à Rússia no ano que vem. E não acontecerá nada?

A DITADURA DO PASSADO, COMPROMETEU A DEMOCACIA DO PRESENTE E DO FUTURO

Depois de 21 anos, 1964 a 1985, onde as  práticas dominantes eram a tortura, as negociatas e o anarquismo político e econômico, podíamos acreditar em tudo, menos numa democracia. O que deixaram como "patrimônio" da farsa da "anistia ampla, geral e irrestrita", foi a abusiva proclamação  de  que os generais não tinham culpa de coisa alguma, podiam morrer em paz.

E todos morreram em casa, com velório que parecia uma festa, por não terem sido presos, ao contrário da Argentina. Lá, os 2 chefões, general Videla e Almirante Massera, morreram numa  cela de 4 por 4. E foram enterrados num depósito de lixo, não passavam disso (Estive na Copa do Mundo de 1978 na Argentina, levei exemplares da Tribuna, como as Copas duram 30 dias, fiz grandes contatos).

Nossa suposta democracia durou pouco. O presidente eleito em 1989, não resistiu mais de 3 anos. Foi substituído por um outro, apaixonado por si mesmo, que achava 4 anos muito pouco para sua imponência e importância. Comprou mais 4 anos, com dinheiro de empresários que receberam  em DESONERAÇÕES, uma espécie de SONEGAÇÃO consentida, e distribuída com dinheiro do contribuinte.

À herança maldita da ditadura, juntou-se a desgraça da reeleição. Tudo que acontece a partir de 1998, se deve à permanência repetida no poder. Rui Barbosa colocou o mandato como IMPRORROGÁVEL, considerava a reeleição uma tragédia e foi. Sem ela, Lula teria sido eleito em 98, Dilma em 2002. De 2006 até agora, ex-poderiam voltar, mas haveria alternância no poder.

O AMALDIÇOADO VICE DA CONSPIRAÇÃO PARLAMENTAR

Outra tragédia nacional: quase tantos vices que "assumiram", quantos presidentes, digamos, eleitos. O melhor exemplo: Getulio Vargas. De 1930 a 1945, sem vice, governou 15 anos. De 1951 a 1954, menos de 4 anos, foi martirizado pela conspiração do vice. Michel Temer, em 2010 foi vice sem votos, sem povo, mas com o mesmo estilo: ficar no lugar do efetivo. Não teve oportunidade, mas começou o segundo mandato, disposto a assumir. O que conseguiu, abusando da  corrupção, praticada pessoalmente e difundida de todas as maneiras.

A bandalheira é completa, total e absoluta. Os 16 meses de Temer, entronização das piores quadrilhas, lideradas e comandadas pelo próprio presidente, único e inédito, mesmo na ditadura.  E transformou o país numa coisa indefinível, menos no que se chama de democracia.

Só que a partir de anteontem, tudo é permitido. Nos Três Poderes, cada um deles mais corporativo, omisso e contemplativo. O país está entregue aos piores grupos de bandidos, com prioridade sem credibilidade, para os Batista e seus adversários ou inimigos, os acumpliciados com Temer.

PS- Não existe análise possível ou imaginável. Os que estão atrelados ao poder, dizem  abertamente: "Temer se beneficiou desses fatos, das vergonhosas gravações dos Batista, vai até 2018". Quase todos, aventureiros da informação deturpada.

PS2-Condenam ou absolvem Janot, quando ele cumpre integralmente seu dever.

PS3- Já à noite desta quarta, a tentativa de salvação, pode ser vista facilmente. Depois de mais de 3 anos, o desespero, principalmente parlamentar, é tão grande, que resolveram criar uma CPI. Mas teve que ser mista, deputados e senadores têm a mesma necessidade, vivem desespero da mesma intensidade.

PS4- Pode haver interpretação divergente, não seria diferente. Os que não merecem absolvição: Temer e Joesley Batista. Deveriam estar presos na mesma penitenciaria, já que ocupam a mesma sarjeta. De uma rua que não frequentam, com medo do povo.  

LOUVORES AO MINISTRO FUX

Depois da brilhantíssima atuação e projeção no julgamento da cassação de Temer no TSE, volta a merecer elogios e parabéns. Com uma frase retumbante, independente, rigorosamente irrefutável e irrepreensível.

Textual: "Defendo que os delatores (Batista e a quadrilha da JBS) sejam presos em Nova Iorque, e trazidos para o Brasil. E levados diretamente para continuar o exílio na Papuda". A prisão desses Batista, é um clamor nacional.


Assustado, desesperado, destroçado, Joesley Batista vem a público pedindo desculpas. E declarando que não tem informação sobre nenhuma autoridade, principalmente do Supremo. Canalhas, calhordas, covardes.