Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

A maior mineradora do mundo confessa: usava barragens velhas, antigas, ultrapassadas, perigosas, criadoras de tragédias

Quinta, 31 de janeiro de 2019
Por
Helio Fernandes*

Agora, de forma irresponsável, resolve abandonar todas com o mesmo formato. Antes que o fizesse, a justiça de Minas, "proibiu a construção e operação de barragens iguais a Mariana e Brumadinho". A diretoria irresponsável (que já deveria ter sido substituída) mais competente em lobby do que em administração, fiscalização e segurança de barragens, tomou uma decisão açodada e sem maiores explicações e justificativas.

Resolveu reduzir a produção da Vale, imediatamente, em 10 por cento.

Inacreditável. Como a produção da Vale, é de 400 milhões de toneladas, vai jogar fora uma produção e faturamento de 40 milhões de toneladas. Dezenas de países têm mineradoras, sem problemas ou acidentes que não chegam a esse total. A politicagem em torno da Vale, gera todos esses problemas e acidentes.

A demissão do ex-presidente da Vale foi uma batalha suja e vergonhosa, travada no Congresso. E a escolha do novo presidente, decidida e ratificada da mesma forma e com os mesmos compromissos. Tudo conduzido pelo presidente da Republica corrupto e usurpador. O novo presidente da Vale assumiu com uma frase que sabia que era mentirosa; "Mariana, nunca mais". Não demorou e o  país, assombrado e estarrecido, viu Mariana se repetir, com outro nome, proporções e dimensões.

Só que Mariana foi um drama ambiental com 19 mortos. Brumadinho é crime ambiental, provavelmente com 300 mortos, que levarão meses ou até anos para confessar. Explicam, "queremos manter a esperança".

Amanha completa uma semana da catástrofe, ninguém mais será encontrado com vida.

PS- Temos que ressaltar e registrar a bravura, o heroísmo e a dedicação dos bombeiros de Minas.

PS2- Dias e dias nadando e vivendo na lama, para cumprir o dever, coisa que os dirigentes não fizeram, antes e depois do massacre.

PS3- DEMISSÃO, JÁ, do presidente e de todos os diretores executivos, que devem ser processados criminalmente.

PS4- O alegado impedimento por causa da "golden share", uma farsa. A composição acionaria da Vale, é tão MULTIFACETADA, que se quiser, o governo consegue maioria. Basta querer.

A ONU QUER INVESTIGAR O ASSASSINATO DO JORNALISTA AMERICANO

A relatora designada, chegou à Turquia ontem, está se movimentando.Tem como ponto de partida, um trabalho jornalístico primoroso do NYT. Reconstituiu tudo, ponto por ponto, nome por nome, desvendando toda a participação da família imperial da Arábia Saudita. E a barbaridade, covardia e crueldade do assassinato. Não ficou nada escondido, tudo esclarecido.

A TV-Band tem um acordo com o jornal americano, publicou tudo, com comentários da excelente repórter Ana Paula Padrão.

A relatora da ONU, tem um adversário junto ao presidente Trump, o assessor John Bolton, que defende a inocência da família imperial da Arábia Saudita. É o mesmo Bolton que levou ou aconselhou o presidente George W.Bush a invadir e destruir o Iraque, e assassinar (enforcar) seu presidente, Saddan Hussein. Com uma capacidade de intriga muito grande, convenceu Bush: "O Iraque está num estagio avançado de domínio da tecnologia nuclear".

Tempos depois a própria ONU descobriu e revelou para o mundo: "O Iraque nunca esteve perto, sequer de começar o domínio nuclear". É esse Bolton que prega a inocência dos ditadores sauditas.

AMANHÃ O PAÍS CONHECERÁ PRESIDENTES DO CONGRESSO

Tenho tratado do assunto exaustivamente, não posso esquecê-lo na véspera, principalmente pelo fato de poder haver alteração na eleição. O MDB, fez reunião para escolher seu candidato. O nome de Renan Calheiros ressurgiu. A candidata que queria mudar a tradição e impor o voto aberto, não obteve apoio, desistiu da candidatura.

Havia garantido que se lançaria como "candidata avulsa", como o partido desautorizou essa pratica, desistiu. E recomeçaram as conversas com o ex-presidente. Nada certo, mas existe. Principalmente porque candidatos (do próprio PSL), acusam o Chefe da Casa Civil, "de estar interferindo na eleição".

Na Câmara, Rodrigo Maia absoluto, pode ganhar no primeiro turno.

PRIVATIZAÇÕES ATÉ DAS "JÓIAS DA COROA"

Quando antes da posse, o super ministro Paulo Guedes, anunciou, "vamos privatizar 400 estatais deficitárias e conseguir 800 BILHÕES para cobrir  o rombo do orçamento”, comentei imediatamente: "É visível exagero, mas se não venderem as joias da coroa, pode ser aceitável".

Só que ontem, o secretario para Desestatização e Desinvestimento, veio a publico orgulhoso e arrogante, comunicando: "Vamos privatizar tudo, deixando de fora, APENAS, Caixa, Banco do Brasil, Petrobras".

Aí, exibindo a mesma covardia cívica de FHC, (que criou a vergonhosa Comissão de Desestatização que doou tudo, até a Vale, enriquecendo tantos e empobrecendo o país com as miseráveis DOAÇÕES), o titular das riquezas nacionais, o desconhecido Salim Mattar, sem o menor constrangimento ou vergonha, anunciou: "Essas 3 empresas não serão privatizadas, MAS FICARÃO BEM MAGRINHAS".

E completando o crime premeditado, mostra porque ficarão BEM MAGRINHAS: "Venderemos todas as subsidiarias delas". BB, Caixa, Petrobras são nomes ou títulos de empresas, o que vale e existe são as subsidiarias que ele quer vender.

PS- E fala em nome do presidente Bolsonaro. Isso é inaceitável.

PS2- É preciso uma campanha nacional de protesto. Quem se omitir é cúmplice.

*Matéria pode ser republicada com citação do autor. Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa