Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

É desmonte e privatização. Ao doar os "ovos de ouro" da saúde para a gestão privada, com a outra mão Ibaneis mata a galinha

Quinta, 31 de janeiro de 2019
Por
Maria José  Maninha e Toninho do PSOL

O governador Ibaneis baixa um pretenso saco de bondades para a saúde, e depois dá uma  pancada final no SUS. No entanto, ainda há  tempo e medidas que poderão evitar essa tragédia.

O Conselho de  Saúde é  um organismo criado pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Distrito Federal, com o objetivo  de formular, fiscalizar e aplicar a política de Saúde do DF. Portanto, qualquer  modificação que venha alterar o SUS, deve ser discutida e homologada por essa instância.

Ocorre que o Conselho de Saúde do DF,  não discutiu e nem  aprovou a lei votada na Camara Legislativa criando o tal  Instituto Hospital de Base, ampliando a gestão para o Hospital de Santa Maria e UPA'S. 

O Conselho de Saúde rejeitou por unanimidade o projeto, criando  um impasse  na aplicação da lei.

Mas o governo continua desconhecendo o Conselho. Em reunião interna, aprovou o nome do gestor que gerenciará o Instituto. Ocorre que a Câmara Legislativa teria, obrigatoriamente, que sabatinar o nome indicado pelo governador,  o que não  aconteceu. 

Tentando "ganhar" segmentos dos servidores da Saúde, o governo apresenta um conjunto de medidas que, se aplicadas, atende itens importantes da pauta de reivindicações. Tais medidas, adotadas nesse momento servem para desviar a atenção do que é fundamental. Ao doar os "ovos de ouro" da saúde para a gestão privada, com a outra mão Ibaneis mata a galinha.

Ou seja, ao  privatizar o SUS essas benesses anunciadas,  serão temporárias, por que na prática todos os servidores concursados estarão num quadro  em extinção. Interessante é  que alguns dirigentes sindicais aprovam essas medidas,com elogios públicos ao governo. Mas a sociedade organizada, alguns deputados e partidos deverão adotar medidas para barrar esse desmonte.

A saúde tem conserto, com a implementação  e ampliação das ações básicas, contratações e através de concursos públicos e manutenção de rede pública e do SUS. Fora disso, é desmonte e privatização. Vale lembrar que o governador Ibaneis, em sua campanha, disse que revogaria as medidas de privatização da saúde. Está fazendo como governador exatamente o contrário. A população não vai esquecer!
--------------


===============
Do Gama Livre
Saiba mais sobre a privatização de serviços de saúde da rede pública do DF acessando o link abaixo.

Resistência: Por U-NA-NI-MI-DA-DE Conselho de Saúde do DF rejeita a Lei Excremento do Demônio, aquela imposta por Ibaneis e que privatiza serviços de saúde e acaba com o quadro de concursados da Secretaria. E por Resolução