Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Ibaneis deve jogar o projeto de lei sobre saúde “para as calendas gregas”, diz servidor


Segunda, 21 de janeiro de 2018
O projeto de lei encontra-se na CLDF

Texto de Paulo Martins*
Governador, com certeza o senhor deve ter passado pelas dificuldades que muitos brasileiros viveram. Sobreviveu à verminose e à fome!! Se não o senhor, muitos de seus contemporâneos. Veio para o DF para ter uma vida melhor!! Estudou e trabalhou muito. Galgou sucesso profissional, inclusive exercendo a presidência da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do DF.

Novato na política partidária em Brasília, se elegeu governador com 70 por cento dos votos válidos nessas eleições de 2018. E em primeiro de janeiro de 2019 tomou posse como mandatário maior dessa unidade da Federação, Capital do Brasil. Não é pouca coisa. E muita coisa, sim.

Acontece, senhor governador, que em apenas 20 dias em tão importante cargo, o senhor quer apagar esta brilhante imagem que construiu durante anos de trabalho com afinco em defesa dos servidores públicos do DF! Defesa tanto nos Tribunais como à frente da OAB/DF. Quantas ações! Quantos discursos!

Agora quer nos dar uma punhalada pelas costas? Pelas costas, digo, pois seus compromissos públicos de campanha —e compromissos de campanha não podem ser esquecidos, pois incorporam-se, ou devem ser incorporados, à ação de governo. Não podem ser rasgados, esquecidos, jogados para debaixo de tapete, seja lá que tapete for. E isso,  nem no início de governo e nem durante o tempo de exercício de tão elevado cargo, como é o de governador. A palavra de um candidato é uma palavra que deve ser honrada do início ao fim de um mandato que tenha conseguido graças a tal palavra.

Que punhalada pelas costas é essa, senhor governador?

Informo qual é ela. Uma punhalada que se de fato desferida (já tentada), destruirá a Secretária de Saúde, mas não só a Secretaria e seus servidores. Destruirá, não há como contestar, a rede pública de saúde do GDF, condenando os usuários dessa rede a uma mais ineficaz, ineficiente, e menor efetividade, dos serviços de saúde.

Lembro  aqui, governador, que a punhalada representada pelo projeto apresentado à CLDF, choca frontalmente com compromissos assumidos pelo senhor publicamente, inclusive em programas eleitorais, aí incluído debates. Sugiro que coteje seus discursos de campanha, suas posições colocadas inclusive em reuniões com servidores públicos, com este fatídico projeto de lei. Feito isso, acredito que o senhor recuará da maldade que representa tal projeto. Tanto para os servidores da Secretaria da Saúde, como, especialmente, pela elevadíssima nocividade que tem para os usuários da rede pública de saúde do GDF.

Se o senhor cotejar seus compromissos públicos de campanha com o texto do projeto, acredito, melhor, tenho certeza, que “deixará para as calendas gregas”, isto é, para um tempo que nunca há de vir, essa proposta de lei.

Agora é a saúde pública, depois dela qual será a próxima vítima?

Durante anos fomos modelo de qualidade de serviço de saúde pública para o Brasil e o mundo, especialmente a partir das gestões do secretário de saúde Jofran Frejat!! Nós servidores públicos não temos responsabilidade pelos governos que sucatearam por incompetência —ou por motivos escusos— a Secretaria de Saúde, deixando-a na situação que está agora. Esses governos não souberam, ou não quiseram, administrar com se deve e é possível fazer.

Ameaças e doações

Entendo, até, que ao invés de ameaçar os deputados distritais para que votem o fatídico projeto de lei, o senhor poderia doar os milhões de reais quando receber seus honorários sobre os anunciados 300 milhões de precatórios referentes ações em que o senhor bem defendeu os interesses de servidores públicos que tiveram que ir à Justiça para terem reconhecidos direitos frente ao Estado.

Tal doação poderá ser para a Secretaria de Saúde, o que salvaria milhares de vida. Uso a oportunidade desse desabafo/apelo/queixa, e cobro que o senhor cumpra com a palavra empenhada durante a campanha eleitoral, pagando também às 32 categorias profissionais do GDF o valor da última parcelas que falta ser quitada do nosso salário, coisa que o senhor Rollemberg ficou devendo, passando quatro anos nos Enrrollando!!!

Tenho a esperança, e apelo nesse sentido, que o senhor busque soluções para a difícil situação em que se encontram nossos hospitais e outras unidades de saúde. Busca que deve ser feita junto aos usuários, servidores, deputados distritais, sindicatos etc. Soluções, que, saliento, não se chegará através de projetos como o apresentado pelo senhor à CLDF. Retire URGENTE o projeto da Câmara Legislativa, pois ele MATA a rede pública de saúde de Brasília.

O senhor teve mais de 70% dos votos válidos nas eleições, e isso, acredito, por esperança da população que viesses a resolver os problemas de saúde, educação, segurança, transporte público, etc. Não seja mais um político igual aos que nos últimos anos só vem cometendo estelionato eleitoral!!! A população merece uma saúde 100% pública com servidores concursados!!! Servidores concursados jamais serão cabos eleitorais de nenhum político inescrupuloso, pois nós servidores públicos passamos por mérito após anos de estudo. Por isso somos também parceiros dos usuários dos serviços oferecidos pelo Estado. Modéstia à parte, somos os melhores profissionais do mercado!!!

*Paulo Martins é servidor público