Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Nota do Bloco Democracia e Resistência sobre a lambança do PL referente à saúde do DF

Quarta, 23 de janeiro de 2018
Nota do Bloco Democracia e Resistência

O Bloco Democracia e Resistência torna público o seu apoio aos órgãos de controle que recomendam que os Distritais não votem o PL de desmonte do SUS no DF. A posição dos procuradores está em consonância com o nosso posicionamento acerca dessa medida, que caracteriza a terceirização, a quarteirização e a entrega da saúde pública à iniciativa privada.

Como expresso em documento encaminhado ao presidente desta Casa, Rafael Prudente, os órgãos do Poder Judiciário consideram inconstitucionais as alterações propostas pelo governo Ibaneis Rocha. Para além dos requisitos legais, consideramos grave o fato de especialistas, Conselho de Saúde e usuários não terem sido consultados sobre o novo modelo pretendido. Somos contrários a essa proposta e tomaremos as medidas necessárias para que o texto não seja votado em sessão extraordinária nesta quinta-feira.

O que estamos assistindo é uma tentativa de impor medidas a toque de caixa que têm impactos sem precedente no dia a dia da população. Nossa posição será em defesa do Sistema Único de Saúde, dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde e por melhorias estruturais que se ancorem em análise técnica fundamentada na realidade da saúde local e nos anseios da população. 

Brasília, 23 de janeiro de 2019.

Bloco Democracia e Resistência
Deputados 
Arlete Sampaio
Fábio Felix
Chico Vigilante

============
Leia também:  

MPF, MPC e MPT recomendam que distritais não

votem projeto da Saúde