Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

No HRG, 'O que vimos foi só horror', diz o deputado Leandro Grass em inspeção nesta noite de quarta (23/1).

Quinta, 24 de janeiro de 2019
Vídeo publicado no WhatsApp. As duas fotos da fachada do HRG, e que aparecem no vídeo, são do arquivo do Blog Gama Livre.

No vídeo acima, o deputado Leandro Grass (Rede) verificou que não havia no HRG o número de médicos que estava previsto, bem como faltava material. Setores estão funcionando sem chefias e supervisores, em razão da exoneração geral no início do mês, quando essa medida foi tomada pelo governador Ibaneis, mas até o momento não houve a nomeação dos substitutos.

Se conclui facilmente, assim, estar o HRG quase como um Titanic, ou um avião cujos pilotos sumiram. E quem sofre? Claro que o usuário da rede, aquele paciente-cidadão-contribuinte. Além, também, dos servidores do hospital, que sofrem enorme pressão diante do caos que ali reina.

O deputado também afirma no vídeo que a situação no HRG está muito pior do que poderia estar, em razão da falta de chefes e supervisores, e de demais profissionais na quantidade necessária, além da falta de materiais e equipamentos.

Incompetência ou sucateamento proposital para justificar o 'PL da extinção'?

Leandro Grass ainda levanta um ponto interessante. Ele questiona se a não nomeação das chefias e supervisões dentro das unidade de saúde —uma vez que houve muitas nomeações até na estrutura da Secretaria da Saúde e nas Administrações Regionais— não seria 'para justificar esse projeto absurdo que vai ser votado no Plenário [da CLDF]? E arrematou certeiramente:

— A gente veio aqui e pôde entender. Parece que estão de propósito sucateando ainda mais o nosso sistema de saúde pra justificar uma proposta amadora, superficial, e inconsequente. E hoje nós viemos aqui comprovar isso.

Por fim apelou para que a comunidade de servidores e usuários do sistema público de saúde do DF participe de um debate com profundidade.