Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Bolsonaro reassume quarta, começa a despachar, sozinho, na quinta

Quarta, 30 de janeiro de 2019
Impressionante a incapacidade e incompetência de Bolsonaro para ser Presidente da República.

Por Helio Fernandes*

Depois de uma exaustiva cirurgia de 7 horas (a previsão dos médicos não passava de 3), o presidente eleito está ansioso para reassumir. Não existe litígio entre eles, mas total incompreensão em relação à extensão dos poderes do vice, durante a substituição. 

Bolsonaro se irritou, ao saber, que ontem, Mourão, no ultimo dia no cargo, fez questão de reunir o ministério. E fazer recomendações a respeito de "fiscalização das barragens". Que publicou antecipadamente no Diário Oficial.

Mourão pediu punição IMEDIATA (prisão) para diretores da Vale. Por "imperícia, negligencia, imprudência". Teve que recuar, "por falta de poderes", não presidenciais, mas dentro da Vale, Só que engenheiros não escaparão.
Bolsonaro não sairá do hospital para despachar numa replica do Planalto, montado do lado de fora do hospital. Mas como o tempo previsto é de 10 dias, pode mudar novamente. Está totalmente confuso. De qualquer maneira, Mourão  tem, marcadas, duas  interinidades novamente.

Em fevereiro vai aos EUA, "antes darei um giro pela America do Sul". Em março tem um encontro em Israel, com o Primeiro Ministro Nataniahu. Mas recuou, não mudará a embaixada para Jerusalém. Só que como faltam 2 meses, pode ceder à reação-resistência-protesto dos árabes.

Impressionante a incapacidade e incompetência de Bolsonaro para ser Presidente da República.
PATRICIA ACIOLY, JUÍZA
Lúcida e corajosa foi assassinada em 2008. Até hoje, os criminosos não foram julgados, seus colegas se omitiram. Agora o STJ, tenta corrigir a o descaso e desprezo.  E determina: "no máximo em 30 dias, os assassinos devem ser julgados pelo Tribunal do Júri". Mas é preciso atenção e fiscalização. Ou se passarão outros 10 anos.
É indispensável repetir: e a brava Patricia Acioly era juíza.

BRUMADINHO: A PGR NO CAMINHO CERTÍSSIMO
Rachel Dodge concorda com as multas e bloqueio de BILHÕES da Vale, para garantir indenizações. Mas em entrevista, defendeu: "Diretores Executivos devem ser responsabilizados CRIMINALMENTE".
Talvez a PGR consiga mais do que o vice no exercício da presidência, parece que atingiu 3 engenheiros. Os alvos da PGR escaparam.

RODRIGO MAIA E RENAN CALHEIROS.
Depois de amanhã, sexta-feira, o primeiro será reeleito presidente da Câmara. Mas seu sonho de ser presidenciável em 2022,  foi para o espaço. Sobrou apenas a possibilidade de ser governador do Estado Rio, ou ficar sem mandato.
A situação de Renan, inteiramente diferente. Pode ser mais uma vez
presidente da "Casa", ou ser derrotado. De qualquer maneira, tem um plano sentimental e familiar. Em 2022, pretende ser governador de Alagoas, jamais ocupou esse cargo, todo político tem esse sonho. E ajuda o filho, governador reeleito a ir para  o Senado.Se perder, ainda tem mais 4 anos no Senado, na companhia do filho.

*Blog Oficial do Jornal Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.