Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Contrariando promessa de campanha, Ibaneis Rocha envia projeto de lei à CLDF que “acaba com o serviço público de saúde”

Quinta, 18 de janeiro de 2019
Do SindEnfermeiro-DF
Indo contra todos os seus compromissos de campanha , o governador, Ibaneis Rocha (MDB), enviou ontem (17), à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de lei que trata da saúde pública do DF, mesmo a Casa estando de recesso parlamentar.
O projeto é tão malicioso, que prevê que o Instituto Hospital de Base (IHBDF) se transforme em Organização Hospitalar do Distrito Federal (OHDF) e passe a gerir os hospitais regionais, UPAs e o SAMU. Além de privatizar a saúde, o texto também acaba com todos os cargos dos servidores do quadro da Secretaria de Saúde.
A maior preocupação é com o parágrafo 11, que define a exclusão gradual do plano de carreira dos servidores da SES-DF, permitindo inclusive, que os mesmos sejam cedidos a outras secretarias.
Promessas de campanha
Durante sua campanha, Ibaneis Rocha criticou diversas vezes o modelo de gestão do IHBDF, a privatização da saúde pública do Distrito Federal e firmou compromisso com diversos sindicatos, inclusive com o SindEnfermeiro, que o GDF iria valorizar os servidores públicos e discutir os projetos com os trabalhadores e usuários.
Para a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, esse projeto é inaceitável. “Nós não iremos aceitar essa situação. Exigimos que essas medidas sejam discutidas com os conselhos de saúde e com as categorias, assim como ele prometeu durante a campanha”, completa Dayse.
Dayse afirma, ainda, que compreende a urgência da desburocratização do serviço e descentralização financeira das regionais, mas que isso deve ser feito com respeito ao servidor. “Os servidores precisam ter condições para trabalhar com a maior potencialidade possível, pois mesmo com a falta de recursos, carregam a saúde pública nas costas para prestar uma assistência de qualidade à população”.
É preciso que fiquemos unidos e atentos nesse momento. Nos próximos dias o SindEnfermeiro convocará a categoria para que juntos decidamos quais ações serão necessárias para evitar que isso aconteça. Faremos tudo para sensibilizar os parlamentares, para que esse projeto possa ser discutido, e contamos com todos para uma grande mobilização social, em prol da saúde do DF. E se necessário, paralisações e greve!