Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de novembro de 2019

"Administração Regional de Santa Maria se furta a responder sobre grilagem de terras públicas no Crispim/Alagado" (entre Gama e aquela cidade)

Terça, 12 de novembro de 2019
Já é do conhecimento de todos o avanço da grilagem de terras na região do Crispim/Alagado (área de Santa Maria e Gama), os que não sabiam, agora não podem mais alegar ignorância, já que denúncias foram feitas e pedidos de informações foram solicitados.

Diante disso, as Administrações Regionais de Gama e Santa Maria foram provocadas a se pronunciar nos seguintes termos:

A Região do Crispim/Alagado, marca a divisa natural entre Gama e Santa Maria, funcionando como uma zona de amortecimento entre as duas cidades, que juntas somam uma população de mais de 300 mil habitantes.
Também é uma área importante para a drenagem das águas pluviais e o abastecimento da Bacia Hidrográfica do Corumbá, onde muito em breve, a água será captada para o consumo da população do DF e Entorno.
Também se sabe que é uma área de Cerrado onde existe fauna e flora, por lá viviam pessoas que possuíam a cessão de uso, concedida pelo Governo, de modo que não possuíam a propriedade da área, que segue sendo pública.
Recentemente, alguém 'comprou' boa parte dessas Cessões de Uso, e iniciou um processo de construção acelerado na área, que avança de forma incomum, ao que tudo indica, será um condomínio de luxo, que irá impactar consideravelmente na qualidade de vida  da população de Gama e Santa Maria, promovendo adensamento populacional, piora no tráfego de veículos, captação irregular de água por meio de poços artesianos, reduzirá o volume de água da bacia hidrográfica, impactando na recarga do reservatório de Corumbá.
Diante de tais fatos, questionamos o seguinte:
1. A Administração Regional possui conhecimento dessa situação?
2. Se sim, qual o processo administrativo que autoriza tal empreendimento?
3. Em caso afirmativo, quem seria o responsável por tal empreendimento?
4. Há estudo de impacto ambiental?
5. Em caso negativo. Alguma providência será tomada? Se sim, qual?

Aguardamos respostas e esclarecimentos o quanto antes.

A Administração Regional de Santa Maria passou a bola pra frente e evitou se comprometer com qualquer uma das respostas. Porque será?

Responderam o seguinte:
Informo que demandas acerca de novos empreendimentos imobiliários, quaisquer que sejam, alvarás de construção e projeto de arquitetura o estão desde o mês de fevereiro de 2019 sob responsabilidade da SEDUH .
Para maiores informações acessar o site da Central de Aprovações de Projetos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação no seguinte endereço: http://www.cap.seduh.df.gov.br/

Algo errado não está certo!

Acompanhe mais nos próximos capítulos!

É bem possível que a Administração Regional de Santa Maria esteja sabendo de algo, o mesmo questionamento foi feito à Administração Regional do Gama, qual será dada?

Acompanhe os próximos capítulos!

Clique na imagem abaixo para melhor visualizá-la
A área delimitada pela linha vermelha é, de modo estimado, a que está sendo grilada. Localizada entre as cidades do Gama e Santa Maria e constante de Zona Rural de Uso Controlado
--------------
Por