Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de novembro de 2019

Park Way: Continua tensa a relação entre moradores e a administração regional

Domingo, 10 de novembro de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Walter Marques (à direita na foto), ex-presidente da Associação dos Moradores da Vila Cahuy, é o novo chefe-de-gabinete da administração regional do Park Way. Ele é visto como a pessoa chave para os projetos do distrital Hermeto. Foto:Arquivo pessoal/Facebook.

O principal ponto de conflito entre Poder Público local e os Moradores do Park Way é a preservação ambiental e urbanística do bairro. Inserida na Biosfera do Cerrado e na Apa Gama-Cabeça-do Veado, a região tem sido alvo da cobiça especulativa, seja ela patrocinada por grileiros, seja por lobbyes imobiliários para o seu adensamento populacional. A comunidade é contrária a regularização de áreas griladas.

Por Chico Sant’Anna
A relação entre a comunidade do Park Way e o deputado distrital Hermeto, que já não era boa, piorou com a nomeação de um novo chefe-de-gabinete para a administração regional do bairro. O designado, Walter Marques Siqueira de Lima, é pessoa de íntima confiança do distrital, agora envolto em denúncias de supostas violações da Lei Maria da Penha e supostas práticas de “rachadinhas” com os servidores de seu gabinete na Câmara Legislativa. Ex-presidente da Associação dos Moradores da Vila Cahuy, Walter Marques é visto como a pessoa chave para os projetos do distrital em regularizar áreas invadidas e griladas. Hermeto preside a Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa e teria como meta a regularização de invasões promovidas por grileiros, dentre elas a chamada Ipê-Coqueiros, nos fundos da Quadra 13 do Park Way, e em áreas nos fundos da Base Aérea de Brasília, próxima à quadra 25.

Um detalhe que chama a atenção nessa nomeação é o fato de que Valter Marques era assessor no gabinete do parlamentar, enquadrado na referência salarial CL 07, que representa pouco mais de R$ 7,2 mil. Agora foi lotado na administração regional, referência CNE 05, equivalente a R$ 6,5 mil. Como é servidor público de carreira, ele ainda faz jus ao salário da origem e parte da gratificação do órgão de destino. Sendo tão próximo do distrital, porque seria penalizado com uma redução nos seus vencimentos? Teria sido ele, encarregado de uma missão, tarefa, pelo amigo?, indagam moradores do Park Way.

“O pessoal tem que entender que este grupo do Hermeto transformou em feudo político a Administração do Park Way e a Administradora está a serviço dele” – analisa José Joffre Nascimento, ex-administrador do bairro.