Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

UNICEF lança nesta terça (12/11) em Brasília relatório sobre os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança

Segunda, 11 de novembro de 2019
Da ONU Brasil
Em marco aos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança amanhã (12), em Brasília, um relatório com dados sobre os avanços e os desafios dos direitos da criança e do adolescente no contexto brasileiro desde a ratificação do documento.
Segundo o UNICEF, em 30 anos, Brasil alcançou uma redução histórica da mortalidade infantil e efetivou outros diretos, mas perdeu milhares de crianças para a violência e possui outros desafios pela frente.
A Convenção, adotada por 196 países, é o tratado de direitos humanos mais ratificado da história. No Brasil, ela inspirou o Artigo 227 da Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990.
30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. Foto: UNICEF | Dejongh.
30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. Foto: UNICEF | Dejongh.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança, dia 12 de novembro, em Brasília, o relatório “30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança: avanços e desafios para meninas e meninos no Brasil”.
Em uma coletiva à imprensa, Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil, apresenta as principais conquistas e desafios do Brasil nos últimos 30 anos em relação aos direitos de crianças e adolescentes.

O relatório mostra o que avançou no país, os problemas que ainda persistem e os novos desafios enfrentados por crianças e adolescentes hoje.

Avanços e desafios dos direitos das crianças no Brasil

O Brasil teve uma redução histórica da mortalidade infantil e alcançou outras conquistas, mas perdeu milhares de crianças para a violência. Ao mesmo tempo, o mundo mudou e crianças e adolescentes enfrentam muitos novos desafios: a migração forçada, as mudanças climáticas, os problemas crescentes de saúde mental e suicídio, entre outros.
Tratado mais ratificado da história, assinado por 196 países, a Convenção sobre os Direitos da Criança colocou crianças e adolescentes como sujeitos de direitos.
No Brasil, ela inspirou o Artigo 227 da Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990.

Serviço

O que: Coletiva à imprensa e lançamento do relatório “30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança: avanços e desafios para meninas e meninos no Brasil”;
Quando: Terça-feira, 12 de novembro de 2019, às 10h;
Onde: Sede do UNICEF no Brasil – SEPN 510, Bloco A, 2º andar, Brasília, DF;
Coletiva contará com a presença da representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.