Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Assim como não existe licença para matar, militares não têm poder moderador

Quinta, 4 de junho de 2020
Por
Helio Fernandes*

A última ditadura, 21 anos, dividiu seu tempo entre roubar e matar. Nunca se roubou tanto, nos mais diversos setores. Shigeaki Ueki fez fortuna colossal, foi para o Texas, protegido pelo "presidente" Geisel. Eu denunciava, mandava me prender, e garantia o "japonezinho".

Delfin Netto e Andreazza, construíram a Ponte Rio -Niterói, os ingleses ganharam tanto dinheiro, que a Rainha Elizabeth deixou Londres  e veio inaugurar uma ponte municipal. 

E este repórter escreveu uma série de reportagens sobre o assunto, com o tí tulo geral, "A ponte de ouro sobre o mar de lama".

Quando Costa e Silva morreu, foi substituído por Médici, que se destacou por gostar de assistir tortura, escondido.

Logo depois, quis se realizar como "administrador" gastando fortuna colossal para abrir a Transamazônica, que eu glorifiquei com a definição, "a estrada que liga o nada a coisa alguma". A estrada era tão inútil, que desapareceu. Se tivesse gasto uma parte do dinheiro em ferrovias, maravilha.

No capitulo "torturar e matar", ninguém superou o "presidente" Geisel.  Irresponsável, aconselhava, por escrito, "matem os membros da oposição, MAS COM CUIDADO".

Os americanos, que protegiam a ditadura do Brasil, quando ela acabou, mandaram cópia para cá, está arquivada. O general Geisel teve tempo de coordenar a "anistia ampla, geral e irrestrita", que INOCENTOU todos os generais torturadores, que jamais foram punidos.

Ao contrário do que aconteceu na Argentina. O general Videla e o Almirante Massera, que dominavam tudo, foram condenados à prisão perpetua, que cumpriram numa cela de 4 por 4, sem receber visitas.
  
Quando morreram, a família nem soube, seus corpos foram jogados no mar, para que não descobrissem o local. Escrevi sobre o assunto, e telefonei para a maior autoridade em português, notável figura, com uma pergunta: (já morreu, grande personagem, meu amigo) "eles foram jogados no mar, posso dizer que foram enterrados?". 

PS- Agora que vivemos uma inédita pré ditadura, até reconhecidos democratas, querem "diálogo" com Bolsonaro, candidatíssimo à  reeleição, com esta bandeira de campanha: "Temos que fechar o Congresso e o Supremo". 

PS2- Acusadíssimo, é perigoso e ameaçador.

PS3- Bolsonaro, só com uma frase a seguir: "Nunca mais". Mas querem reforçá-lo, garantindo que "os militares têm PODER MODERADOR".

PS4-  Já devíamos estar combatendo um governo civil dominado por militares.


A HORA DA VINGANÇA

Bolsonaro desce do pedestal de presidente, (ao qual jamais subiu) para impedir seu ex-ministro Moro de trabalhar por 6 meses. Quem pratica ato deplorável e fica em posição insustentável e indefensável é ele. Esqueceu que já rotulou seu ex-ministro de "patrimônio nacional".

A proibição vale por 6 meses. Como o ex-ministro já anunciou que vai morar uns tempos no EUA, até se estabelecer, os 6 meses terão acabado. Para fingir de generoso, garantiu que o ex-ministro receberá salário de ministro. Isso está na Lei, não é decidido na hora.

Está  sobrando espaço para esclarecimento de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB. Quem autoriza ou impede advogado de trabalhar.

PS- Como a hora é  da pandemia da covardia, a vez é do presidente da Fundação Palmares repetir o absurdo. Quando um negro é assassinado nos EUA, e o mundo se revolta num movimento humanitário, ele chama esse movimento de ESCÓRIA.

PS2- É terrível a frustração  de não ser Zumbi.

BOLSONARO DEVIA SER PROCESSADO

É o responsável por 90 por cento dos mortos do coronavírus. Tem a audácia de proclamar: "Lamento todos os mortos. Mas é o destino de todo mundo". Devia dar essa resposta perante o mais alto tribunal do país.

O INQUÉRITO DA FAKE NEWS

Apesar de atingir poderosos e da resistência, está produzindo excelentes resultados. Já foram localizados milhões de anúncios da presidência da República. Publicados e pagos, em lugares completamente desaconselháveis e rigorosamente favorecidos. Exemplo provado e comprovado. Veiculam  essas matérias da Secom.

Sites, aplicativos, canais que também publicam pornografia. Tudo chancelado  pela Comunicação do Planalto. 

O Inquérito, (que já sendo combatido  e sabotado) estabeleceu a sólida ligação entre o Planalto, (gabinete do ódio) e os que financiam e movimentam  os FAKE NEWS. Gravíssimo.

MAIA VOLTOU A DIVERGIR DE BOLSONARO

Apenas com uma frase, o presidente da Câmara irritou e contrariou o presidente da republica. Só isto: "Mandetta tinha razão".

Depois, fazendo com que Bolsonaro passasse da irritação para a revolta: "Tenho medo do país sair da quarentena na hora errada".

BOLSONARO, O INACREDITÁVEL

Nomeou o presidente do Banco do Nordeste na terça, demitiu na quarta, 24 horas depois. Em vez de Chefe da Casa Civil, devia ter um psiquiatra. Não serve nem psicólogo ou psicanalista.

RECUPERAÇÃO INCRÍVEL DO MERCADO FINANCEIRO

As ações, 5 dias seguidos de alta. Ontem subiu quase 2 por cento, fechando em 92 mil e 600 pontos. Voltaram a brigar pelos  100 mil pontos.

Mais surpreendente ainda é o dólar. Chegou a 5,91, falavam que ultrapassaria os 6 reais.

Ontem fechou a 5 reais cravados. Curiosidade sobre a cotação de hoje.  A cúpula do BC, perplexa. HOJE,  abaixo ou acima dos 5 reais. 
=========
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.