Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 2 de junho de 2020

Bolsonaro implantou a sua realidade: ditadura agora ou depois da derrota de 2022

Segunda, 1º de junho de 2020
Por
Helio Fernandes*

Isso se ele chegar lá e concorrer à reeleição. Para ele tanto faz. Está cumprindo o plano antecipado, soterrar a democracia, todos os indícios demonstram sua hostilidade à democracia, sua incompatibilidade de conviver com a  democracia.

Em 1930, final da chamada "república velha", quando os "presidentes" eram impostos numa convenção do único partido que existia, o Republicano, Vargas quebrou a rotina; deu o golpe, tomou o poder, intitulado por ele mesmo, "presidente em exercício".

No mesmo dia, 24 de outubro (e não 3 de outubro, data apenas do golpe não da posse) assinou ato inédito na nossa História. Prendeu e asilou nos EUA, o presidente Washington Luiz, o vice, Fernando Mello Viana, o chanceler Otavio Mangabeira. 

A situação de Bolsonaro, inteiramente diferente. SEM títulos. SEM credenciais. SEM gabarito, disputou a  eleição, foi eleito com  surpreendentes 57 milhões de votos. (É bom lembrar que o eleitorado era de 144 milhões).

Mas logo depois da posse, pela formação do ministério e das modificações que foram se impondo, ficou público e notório, que em matéria de poder, ele é uno e  indivisível, embora  sempre ditatorial.

PS- Em determinado momento, se julgava tão invencível, que com 3 anos  de antecedência, lançou a candidatura à reeleição. Naquela hora era para valer.

PS2- Mas a derrocada, o desprestigio e a impopularidade, cresceram com tal velocidade, que dos 57 milhões da eleição, permaneceram apenas os fanáticos seguidores. Que não saem da casa dos 20 milhões, cada vez mais baixos.

PS2- E teve que conviver publicamente com a vocação e a convicção arbitrária e nada democrática. O filho colaborou, declarando que a democracia está ameaçada de RUPTURA.

PS3- Em vez de recriminar o filho, aplaudiu-o, só que fez crescer o sentimento democrático do país. Nas mais diversas camadas.

PS4- Já vivi muito, tenho pouco para resistir. Mas no que depender de mim, gostaria de morrer numa democracia.

PROTESTO
Ao contrário dos torcedores de clubes de futebol, que protestam a favor da democracia. Blogueiros acusados em inquérito que investiga FAKE NEWS, pedem o fechamento do STF.

Usando tochas e berrando gritos de guerra. E não são presos. Nem pelo inquérito nem pela manifestação criminosa.


PROTESTO

Quando fui diretor de redação do combativo Diário Carioca, uma das atrações  era o Jornalista JE de Macedo Soares. Escrevia diariamente um artigo que  não tinha mais de 15 ou 20 linhas. Eu colocava sempre no alto da Primeira.

Naquela época, os jornaleiros colocavam os jornais abertos nas bancas. Antes da mudança da capital, se elegeu senador. Tinha redação própria, no jornal ou no Senado.

PS- Gostava de citar as ruas: "A patuleia vil e ignora das ruas, o povo".

O DÓLAR SUBIU COM O BC VENDENDO

410 milhões desperdiçados. Mais 0,54 em 5,36. O presidente do BC explicou:

"O PIB do segundo trimestre foi ruim, vai melhorar no terceiro. Que começou ontem. A  Bovespa manteve o ritmo, a uma da tarde, alta de 1,39  em 88 mil e 600 pontos. 5 horas depois, os mesmos números. Mercado controlado é isso.
=========
*Fonte: Blog Oficial do Jornal Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.