Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 2 de junho de 2020

Dia Mundial do Meio Ambiente: PNUMA promove reflexões virtuais para estimular ações reais

Terça, 2 de junho de 2020

Da
ONU Brasil

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos unir virtualmente e marcar a semana do 5 de junho com uma série de atividades para estimular reflexões sobre o momento atual, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.
O Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou diversas atividades que serão transmitidas pelas redes sociais. O objetivo, segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos unir virtualmente e marcar a semana do 5 de junho com uma série de atividades para estimular reflexões sobre o momento atual, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.
O Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou diversas atividades que serão transmitidas pelas redes sociais. O objetivo, segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.
Ela explica que nem sempre tomamos consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. “Quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”, alerta Hamú.

Lives no YouTube do PNUMA

No dia 28 de maio, a live “Os desafios da Conservação no Brasil” deu início à contagem regressiva para a semana do meio ambiente. Com a moderação da jornalista Paulina Chamorro, dois especialistas conversaram sobre conservação a partir de diferentes olhares: Fernando Sousa, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, gestor de diversos parques e atrações naturais, e Beatrice Padovani, professora da Universidade Federal de Pernambuco e especialista em conservação marinha.
A próxima transmissão ao vivo, “Conexões entre a Natureza e a Humanidade”, será no dia 3 de junho, às 16 horas. No bate-papo, a pesquisadora da Fiocruz Márcia Chame e o psicólogo Alexandre Coimbra irão explorar a relação entre meio ambiente e saúde humana, tanto física quanto psíquica, e contarão com a moderação da médica Júlia Rocha.

Hora da Natureza: Reflexões sobre o Amanhã

Outros dois eventos especiais acontecem nos dias 4 e 5 de junho, realizados em parceria com o Museu do Amanhã. Na quinta-feira (4), às 16 horas, Rosiska Darcy e Sebastião Salgado se unem a Fábio Scarano para uma conversa de alto nível sobre meio ambiente, ser humano e os futuros possíveis que desejamos construir.
Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 17 horas, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão será pelo You Tube do PNUMA e do Museu.

Articulação entre organizações

Para reforçar o caráter de cooperação e coletividade do Dia Mundial do Meio Ambiente, o PNUMA articulou uma rede de organizações parceiras em todas as regiões do país. Entre os dias 1º a 7 de junho, SOS Pantanal, Onçafari, Centro Sabiá, Projeto Coral Vivo, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Saúde e Alegria, Uma Gota no Oceano, Instituto Alana, Instituto Lixo Zero, Route Brasil e Engajamundo irão promover diversos diálogos e atividades em suas redes sociais.
Entre os assuntos que serão discutidos estão: como ser sustentável na quarentena, efeitos do aquecimento global na biodiversidade e nos recifes de coral, agroecologia e a interdependência na teia da vida e educação para o desenvolvimento sustentável. A programação completa está disponível no site do PNUMA e será divulgada durante a semana nas redes sociais do Programa.
Já o Green Nation orquestrou uma Mega Live no dia 5, a partir das 10 horas, marcando o Dia do Meio Ambiente. Durante seis horas seguidas, artistas, filósofos, cientistas, lideranças e educadores compartilharão suas visões sobre temas como os desafios do ensino digital, a situação atual das queimadas e do desmatamento na Amazônia e o futuro pós-pandemia. Também haverá atividades ao vivo sobre alimentação, jardinagem e bem-estar. Denise Hamú, do PNUMA, dividirá a mesa “Qual será o mundo pós COVID-19” com Ailton Krenak e Christiane Torloni, sob a moderação de Sergio Besserman, às 12 horas. A transmissão será pelo You Tube e pelo Facebook do Green Nation.

Conservação e ecoturismo

O Grupo Cataratas faz a gestão de seis parques e atrativos no Brasil, utilizando o turismo como ferramenta de educação ambiental e de inspiração para a conservação do meio ambiente. Parceiro do PNUMA desde 2017, neste ano preparou uma semana intensa de atividades em seus canais digitais.
A agenda, além de lives, conversas com especialistas e lançamento da animação Animáximos para o público infantil, trará o bate-papo “A retomada do ecoturismo no pós-covid” com Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, e Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem. A live será às 16 horas do dia 3 de junho. Outro destaque é o painel “Agora somos BioParque do Rio: um novo conceito de zoológico!”, no dia 4, às 14 horas. Ambos serão transmitidos pelo youtube.com/grupocataratas.

Explore a natureza sem sair de casa

Embora a população esteja em casa, para combater a pandemia do novo coronavírus, o site do Dia Mundial do Meio Ambiente oferece diversas ferramentas para impulsionar a ação coletiva #Pela Natureza. O Guia Prático do PNUMA sugere atividades para cada setor da sociedade se engajar neste período. Já o quiz testa os conhecimentos do usuário sobre a biodiversidade. O interativo “Explore a Natureza” leva o usuário a 25 lugares icônicos, como as Cataratas do Iguaçú e a Capadócia, explica sobre espécies locais ameaçadas e testa o conhecimento sobre o assunto.

Registre seu evento

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma global para informar, sensibilizar e impulsionar a ação em prol da natureza. Para facilitar o acesso à informação e a interação entre pessoas, o site oferece um mapa de registro de eventos. Pode ser uma aula de biologia sobre a fauna brasileira, um sermão ou culto sobre o valor espiritual da natureza, uma live de culinária com orgânicos ou um webinar de especialistas. Cada evento digital inscrito aparecerá no mapa global, permitindo que mais pessoas possam participar.