Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Ministério Público investiga obras na Biblioteca Demonstrativa de Brasília

Quinta, 13 de agosto de 2015
Do MPDF
Fechada desde maio de 2014, espaço recebia cerca de 1500 visitantes por dia
Após informações divulgadas na imprensa sobre a atual situação da Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB), a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) instaurou, no último dia 12, procedimento administrativo para apurar os fatos. O local se encontra interditado desde maio de 2014 por problemas estruturais. Para o titular da 1ª Prodema, Roberto Carlos Batista, "trata-se de um espaço fundamental para a difusão da cultura, que se encontra desativado, trazendo restrições ao acesso ao acervo e à realização de eventos de cunho cultural".

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) deu prazo de 30 dias para que a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) forneça informações sobre a reforma da BDB, bem como encaminhe cópia do cronograma da obra. Segundo nota de esclarecimento emitida pela assessoria do MinC, em maio deste ano, o prazo de vigência da obra expirou em 31 de janeiro de 2015 e não foi possível prorrogá-la. O valor total do contrato é de R$ 794 mil, dos quais já foram gastos R$ 483.228,66 – pagos em cinco parcelas.

História – A BDB é vinculada à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura. Ao longo de sua história, a Biblioteca foi se firmando na comunidade e, até o seu fechamento, atendia 1500 leitores por dia, além de oferecer atividades educativas, culturais e amplo espaço para estudo e pesquisa.