Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MPDFT: Mais duas leis distritais de julho de 2015 sofrem ação direta de inconstitucionalidade; uma de Celina Leão e outra de Joe Valle

Quinta, 13 de agosto de 2015
Foram autuadas hoje (13/8) na Justiça mais duas ações diretas de inconstitucionalidade contra leis de julho deste ano aprovadas pelos distritais. Uma das leis é de autoria da presidente da CLDF, Celina Leão (PDT), e outra cujo autor é o deputado Joe Valle, do mesmo partido.
As duas sofrem o combate do Ministério Público do DF em razão de vício de iniciativa. A iniciativa é privativa do governador do DF.
As duas leis combatidas foram vetadas pelo governador Rollemberg, mas seus vetos foram derrubados pelos distritais no plenário da CLDF.
A lei de iniciativa de Celina Leão é a N° 5.497, de julho de 2015 e pretende garantir ao proprietário de veículo apreendido no depósito do Detran/DF, ou seu representante legal, o acesso ao local com até três pretendentes na compra do veículo.
Já a lei N° 5.498, de 9 de julho de 2015,  de Joe Vale, prevê a utilização das escolas públicas do DF nos fins de semana para atividades culturais.
Aqui você lê os argumentos do MPDF contra a lei de Celina Leão.

E aqui a peça em que é requerida a declaração de inconstitucionalidade da lei de Joe Valle.