Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 2 de setembro de 2017

OAB do Distrito Federal manifesta apoio a Kakay e Marcelo Leal e contra a criminalização da advocacia

Sábado, 2 de setembro de 2017
OAB do Distrito Federal manifesta apoio a Kakay e Marcelo Leal e contra a criminalização da advocacia 
OAB/DF não aceita criminalização da advocacia
Conselho Pleno da OAB/DF
Blog do Sombra
O Conselho Pleno da OAB/DF, reunido em sessão plenária na noite desta quinta-feira (31), com a presença e apoio dos Conselheiros Federais e da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, resolveu por unanimidade manifestar o seu apoio e solidariedade aos advogados Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, e Marcelo Leal. A moção de apoio aos advogados é uma iniciativa da diretoria da OAB/DF por considerar graves as ofensas aos combativos colegas.

Em duas notas de apoio, a Seccional torna público o sentimento da entidade em demonstrar que a Instituição não tolera essa odiosa campanha de criminalização da advocacia e repudia, de forma veemente, os ataques feitos aos advogados.

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, vem sofrendo ataques feitos pelo procurador da República, Carlos Fernando dos Santos Lima. De forma grosseira, Santos se manifestou nas redes sociais criticando acidamente Kakay, apenas porque o advogado, como tantos outros atores da cena forense, critica os excessos praticados no âmbito da chamada operação Lava Jato, em relação às prisões e outras medidas.

Já no caso de Marcelo Leal, a OAB/DF repudia a forma irresponsável pela qual o Ministério Público, a Polícia Federal e a imprensa divulgaram suas conversas telefônicas com outro profissional da advocacia. As conversas receberam sentido conotativo de atividade ilícita, expondo injustamente o advogado, que nem sequer figura como possível investigado.

OAB/DF estará sempre atenta e à postos na defesa da Advocacia.