Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Os sinos estão dobrando, os sinos dobram por Temer

Sexta, 1º de setembro de 2017 

A Previdência escrita pelos auxiliares de Temer é hoje um pedaço de papel rasgado, sem razão de ser aprovado
========
Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa 
Por
Helio Fernandes
Com 5% de popularidade, ele mergulha o país em desesperança, sabendo muito bem que essa palavra é o contrário de esperança. Os outros 95% nem sabem o que fazer. Ontem, o IBGE confirmou: 13 milhões e 300 mil brasileiros. E deixa implícito e explicito que o numero é muito maior, pois outra multidão de desempregados, já não procura mais, convencido da inutilidade de alcançar algum resultado.

E o desemprego é a maior crueldade do capitalismo. Crueldade e selvageria. E uma das reformas mais impiedosamente defendidas por Temer, precisamente a Trabalhista. A que submete o trabalhador ao domínio absoluto e absurdo do patrão. De forma jamais vista desde 1932. Quando foi criado o Ministério do Trabalho. Um dos últimos países a criá-lo até mesmo na América do Sul.


Há 15 meses os sinos dobram ruidosamente, atormentando o governo e a vida pessoal de Temer. Duas coisas que ele pretende manter indissolúveis, contra a vontade do país inteiro. Sua primeira bandeira de realização, hasteada assim que chegou ao poder, vitoriosa a conspiração parlamentar: a Reforma da Previdência.

Foi sua prioridade total, seu assunto único, defendido ardorosamente e repudiado pela comunidade, praticamente sem exceção. Mentiu sem constrangimento, "a Reforma da Previdência é a salvação do Brasil". E concluía sem limite ou consideração: "Sem essa nova Previdência, dentro de 10 ou 15 anos, ninguém aposentado receberá coisa alguma".

Vem praticando esse terrorismo inócuo e inútil, há mais de 15 meses. Além de não avançar o mínimo que seja, retrocedeu miserável e covardemente. A Previdência não consegue ser votada de jeito  algum, apesar das deturpações exigidas e concedidas. A Previdência escrita pelos auxiliares de Temer é hoje um pedaço de papel rasgado, sem razão de ser aprovado. E apesar  de todas as concessões, ele e Maia, ficam perdendo tempo, esperando a grande oportunidade de colocá-la em pauta, com chance de vitória.

Demolida por todos que escreveram com independência, essa reforma da Previdência tem e terá o mesmo destino das votações com quórum qualificado. Não obterá o mínimo de 308 votos por CONVICÇÃO, mas poderá chegar a 400 por COOPTAÇÃO. Mas os dois totais, cada vez mais distantes. E o que acontece nos capítulos citados, se repete nos seus 15 meses de governo, amaldiçoados e apedrejados.

Enquanto os sinos dobram, Temer não percebe que seu governo não teve início, está no meio do nada, mas ele só tem uma obsessão: chegar ao que ele imagina como fim, que estabelece para 2018. Ora, se ele foi feliz na tomada do poder através de uma conspiração parlamentar, não tem a menor chance de chegar a 2018, que no seu calendário eventual, está a uma distância colossal do calendário verdadeiro. Traduzindo: faltam pouco mais de 12 meses para atingirmos 2018. Mesmo que o calendário fosse multiplicado por 10, Temer não teria a menor chance de chegar ao ponto que ele considera como um fim maravilhoso.

Tudo nesses 15 meses de Temer no Planalto, não passa de contradição. Não conseguiu aprovar nada verdadeiramente indispensável ou necessário. Se refugia em inverdades ou crimes de lesa pátria, como essas inacreditáveis 57 doações que ele insiste em chamar de privatizações. Foi por causa delas, que ele teve que ir apressadamente à China.

Entre essas doações, a mais criminosa de todas, a decisão absurda, sem debates, e sem consultas, da doação da Amazônia. Tão ruinosa e impatriótica, que já foi recusada pela justiça. Ele pode estar negociando com a China, uma propriedade deturpada por ele, e que a justiça já determinou que tem que ficar como estava. E assim, se passaram os 15 meses do seu suposto governo, a se passarão igualmente por quanto tempo ele ficar no poder.

Qualquer dúvida, leiam, reflitam e considerem o que está no título desta matéria.

GILMAR MENDES SEMPRE ELE

Enquanto é repudiado pela comunidade civil, e pelos mais diversos órgãos do Judiciário, acontece com ele, uma nova e inexplicável coincidência. O Presidente Temer tendo que responder a uma acusação perante o Supremo, aceita e imediatamente tendo que ser sorteado o relator, imaginem a contradição e até insolência e desafio desse sorteio: foi designado inacreditavelmente o magistrado que tem se revelado o maior amigo do Presidente. Ou seja, o próprio Gilmar.

Imediatamente o relator determinou: o Presidente Temer tem 10 dias para responder a acusação. Para não ir muito longe, a surpresa transformada em nova contradição. Gilmar Mendes que está assustado com a possibilidade de ser julgado pelo próprio Supremo, vai estabelecer as regras para um possível julgamento do Presidente.

A MULHER DE GILMAR, SAI EM SUA DEFESA

Acusado de todos os lados, sem nenhum defensor, teve ontem a seu favor a palavra e o apoio da própria mulher. Ela rotulou as acusações do MP e de outros magistrados, como "ridículas". Ora, pelo menos 10 acusações contra ele, envolvem suspeição, contradição, corrupção. Se tudo isso pode ser ridículo, a defesa dela é pelo menos extravagante.

Pois ela, Dona Guiomar, é tão comprometida quanto o marido. Ela é a chefe do escritório de um dos mais famosos advogados do país, que tem como cliente o mais corrupto dos brasileiros, que é o aventureiro Eike Batista. Libertado pelo seu marido.

A situação do Supremo, no momento é vista pela maioria de mais de 90% dos brasileiros como omissa e quase cúmplice. O Supremo precisa com urgência recuperar o prestígio do Judiciário. Mas contemporizando, esquecendo, e se omitindo na complacência com Gilmar Mendes, será impossível cumprir o seu dever. E a Presidente Carmen Lúcia sabe disso, e não é de agora.

PRESIDENTE MACRON

Em plena queda de popularidade pela rejeição das reformas, foi ontem pela primeira vez, ao belíssimo Stade de France. (Inaugurado em 1998, primeiro e único titulo mundial, ganhando a final derrotando o Brasil).

Tranquilo, com amigos, longe da tribuna de honra, sem seguranças (visíveis), descendo toda a escadaria, na entrada e na saída. O carro no estacionamento. Igualzinho ao AINDA presidente Temer. E a França derrotou a Holanda.

PS- A Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, que em apenas dois anos de existência atinge o número de 500 associados, e reúne nomes notáveis do jornalismo, está expondo no Espaço Cultural da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Madureira-Jacarepaguá – RJ, obras fotográficas do projeto da ANI, Ciclo: “Em Defesa Permanente dos Direitos Humanos”, com apresentação especial de 6 painéis com cinco obras cada, (P/B) alusivas ao tema “Direitos Humanos” de autoria de fotógrafos profissionais e amadores. 

PS1- A cada três segundos uma pessoa tem seus direitos violados, dos 7 bilhões de habitantes, 84% já sofreram ou sofrem essas violação. As mulheres, crianças e idosos são os mais atingidos. “Na comunicação o número é crescente, este ano 79 profissionais sofreram agressões, parte foi vitimas fatal” – denuncia o presidente da ANI jornalista Roberto Monteiro Pinho.

PS2- O jornalista profere palestra sob o tema: “Liberdade de Expressão, Mídia, Direito e Direitos Humanos” no dia 4 de setembro. Na ocasião a subseção da OAB promove o encerramento das comemorações oficial do Mês do Advogado).