Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 6 de janeiro de 2019

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Agência da ONU, oferece cursos gratuitos em português sobre saúde pública

Domingo, 6 de janeiro de 2018
Da
ONU no Brasil

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma agência das Nações Unidas, disponibiliza uma série de cursos de autoaprendizagem, gratuitos e em português, na sua plataforma Campus Virtual de Saúde Pública. Formações abordam temas variados, como doenças transmissíveis e crônicas, saúde mental, os problemas do consumo de álcool para mulheres e gestantes e a relação entre saúde, saneamento e gestão hídrica.
Médico num hospital em Buga, na Colômbia. Foto: OPAS
Médico num hospital em Buga, na Colômbia. Foto: OPAS
Um dos cursos oferecidos é o Planos de Segurança da Água, que apresenta instrumentos teóricos e práticos para as empresas de fornecimento de água potável. A capacitação também é voltada para equipes de saneamento que realizam atividades de gestão, operação, vigilância e monitoramento do sistema de abastecimento de água nos países das Américas.
Já o treinamento Esquistossomose nas Américas: aspectos multidisciplinares conta com dez módulos sobre estratégias de controle e eliminação dessa doença como problema de saúde pública. As lições discutem a história da esquistossomose, diagnóstico, tratamento, saneamento, vigilância e hospedeiros intermediários, entre outros assuntos.
A OPAS também promove a formação Uso de Álcool e Saúde da Mulher e Gestante, que analisa o consumo de bebidas alcoólicas com base nas mais relevantes e atuais evidências científicas. O curso aborda os problemas relacionados à ingestão de álcool para mulheres em idade reprodutiva ou que estão grávidas. A capacitação discute tópicos como detecção precoce, motivação para mudança e a promoção da saúde desse segmento da população.

Sobre o Campus Virtual

O Campus Virtual de Saúde Pública oferece ainda outras aulas e materiais de ensino, em outros idiomas, a respeito dos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, equidade em saúde, gênero e diversidade cultural; emergências de saúde; doenças não transmissíveis e saúde mental; doenças transmissíveis e determinantes ambientais da saúde; evidência e inteligência para ação em saúde; família, promoção da saúde e curso de vida; gestão do conhecimento e publicações; e sistemas e serviços de saúde.
A plataforma é uma rede de pessoas e instituições que compartilham recursos, serviços e atividades de educação, com o objetivo comum de melhorar as habilidades da força de trabalho e as práticas da saúde pública.