Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Conselho Tutelar: eleições não atraíram nem 10% dos eleitores do DF

Sexta, 11 de outubro de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Desorganização, regras inadequadas à organização geoadministrativa do DF, forte politização e disputa religiosa marcaram as eleições para Conselheiro Tutelar na Capital Federal, onde apenas 7,6% dos eleitores participaram.

Por Chico Sant’Anna
As eleições para Conselho Tutelar, no último dia 6, trouxeram para o Distrito Federal um mini clima eleitoral e com ele todos os defeitos de nosso sistema representativo. De 2,078 milhões de eleitores, apenas 155.609 foram as urnas escolher as 200 pessoas que serão os olhos da sociedade no trato e proteção das crianças e adolescentes da Capital Federal. No total, contando votos brancos, nulos e validos, compareceu às urnas uma ínfima parcela de 7,6% do universo de cidadãos teoricamente aptos a votar. Além da desorganização do pleito, que levou à impossibilidade do voto de milhares de eleitores, a eleição dos conselheiros trouxe os velhos vícios da política nacional: compra e venda de votos, aparelhamento dos candidatos por parlamentares e uma forte cruzada religiosa.

Basta um passeio pela imprensa, pelos blogs e pelas redes sociais para se ter ideia da deformação de que foi esse pleito. Antes mesmo das eleições acontecerem, a Defensoria Pública do DF denunciava que as regras impediriam maior participação de eleitores pelo fato das zonas eleitorais – 19 ao todo – não representarem condignamente as 33 regiões administrativas do DF. E a denúncia prévia da Defensoria, não acatada pela Justiça, se fez realidade.