Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 13 de outubro de 2019

Portugal, socialista e progressista

Domingo, 11 de outubro de 2019
Por
Hélio Fernandes*
É a grande revelação da UE. Acabou de sair de uma eleição geral, (para a Câmara) esmagando a centro direita e a extrema direita. Foram eleitos 230 deputados, representando 12 partidos. Como o regime é Parlamentarista, o vencedor foi o presidente Antônio Costa, líder socialista.

Seu partido elegeu 106 parlamentares, precisaria de 116, para ser reeleito sem coligação. Mas ele é popularíssimo, basta o apoio de 1 partido para continuar presidente. Portugal está numa fase áurea, não foi por acaso que venceu os que estão "na moda", se orgulhando de pertencerem à direita.

O povo referendou o excelente trabalho que Costa vem fazendo há anos. Muita gente está indo morar em Portugal, seduzido pela segurança e vida barata. Portugal está no apogeu do crescimento.

Um só exemplo entre muitos. O Secretario Geral da ONU, é o português Antônio Guterres. Isso acontece pela primeira vez. Prestígio do Presidente, escolha recebida com aplausos.

O MINISTRO DO MEIO AMBIENTE, PASSA RECIBO NA PRÓPRIA INCOMPETÊNCIA

Foi a Fernando de Noronha, (cumprindo ordens do presidente da República) visitou o arquipélago quando as informações que o presidente queria, estavam na ilha. Orgulhoso de si mesmo, revelou publicamente a confusão que praticou.

Agora, nada surpreendente que fale sobre a invasão das praias do Nordeste. Afinal, é Ministro do Meio Ambiente. Mas sugerir ou até garantir, que a sujeira de petróleo "tenha sido praticada por navios estrangeiros", é mais do que inaceitável. É inimaginável.

BOLSONARO NÃO TEM QUE MUDAR DE PARTIDO E SIM DE CONVICÇÃO

Se deixar o PSL, nenhuma surpresa, já mudou 9 vezes. Mas por enquanto vale a sua palavra, até que mude de ideia. Afirmação dele mesmo: "Não existe crise. Querem armar confusão".

Se continuar no PSL, estará comprometendo seu passado, presente, e colocando dúvidas para o futuro, que ele mesmo situou em 2026. Na verdade, até 2022 passa a ser duvidoso ou reticente. 

(Sorte dele, que um dos prováveis adversários para 2022, seja tão medíocre, pretensioso e ambicioso quanto João Dória. Que vem estraçalhando os recursos disponíveis (e dos quais vem abusando) no Palácio dos Bandeirantes. Onde o governador mora e usa como trampolim.

Agora, o próprio Bolsonaro desfaz tudo apenas com uma frase: "Continuo no PSL". Traduzindo: Partido Social Liberal. Nada a ver com o candidato e confirmado pelo presidente. 

PS- Temos que esperar a próxima e reiterada contradição.

PS2- Diferente de CONVICÇÃO, como coloquei no título.

RENAN SENADOR, QUER O EX-PGR, JANOT, FORA DA OAB

A situação dele se complica cada vez mais. Chega a ser inacreditável ou até inimaginável, que depois de 4 anos num dos cargos mais importantes da República, acreditasse que ficaria imune e impune, depois de tudo que deflagrou, com a entrevista "assinada e confirmada".

A repercussão está no tamanho da sua confissão. Especialistas jurídicos, dizem que "Janot confessou uma intenção de crime, sem praticá-lo". Devaneios, que ficam longe da realidade e da credibilidade. Todos estão contra, até ele mesmo.

Segundo conversas bem informadas, Janot considera exagerada a reação do STF e da própria OAB. Pediu licenciamento do órgão máximo dos advogados, mas confessou que a decisão será despropositada. Principalmente, ele tem dito que está surpreendido, e o pedido de punição na OAB, seja assinado por um senador.

O ex-PGR pode estar surpreendido, mas na verdade é desinformado.

O Senador a que ele se refere, é o alagoano Renan Calheiros. Que é formado em direito, nunca advogou, só se lembrou que era advogado, quando foi nomeado Ministro da Justiça, por quem?

PS- Que Presidente da República nomearia Renan Ministro da Justiça, a pedido do então presidente da Câmara Michel Temer?

PS2- Lógico. Nenhuma surpresa. Todos já perceberam que esse presidente da República, só poderia ser o troglodita Fernando Henrique Cardoso.

ÚLTIMA NOTA

A SELEÇÃO DO BRASIL NÃO GANHA NEM DO SENEGAL

Jogo desinteressante e sem utilidade. Não perder foi ótimo. Domingo outro desperdício contra a Nigéria. O jogo de hoje valeu pelo restabelecimento de antiga, (mais de 50 anos) amizade. Depois da guerra foram restabelecidos os voos comerciais. Como os aviões tinham pequena autonomia, faziam duas paradas para reabastecimento.

Saindo do Brasil paravam em Belém ou Senegal.

O presidente do Senegal era o poeta Leopold Senghor, que adorava o Brasil. Quando parava avião do Brasil, ia ao aeroporto fez ligações com notáveis personalidades. Veio várias vezes ao Brasil. Uma delas convidado pelo governador Carlos Lacerda, ficaram grandes amigos.
-------------------------
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.