Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 19 de outubro de 2019

Esquerda retoma o DCE da UnB

Sábado, 19 de outubro de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
A chapa vitoriosa é composta por dos estudantes dos movimentos de esquerda, como o Levante Popular da Juventude, a União da Juventude Socialista (UJS), a União da Juventude Comunista (UJC) e os coletivos de juventude do PT e PSOL. Todas as forças de esquerda que tem trabalho na UnB, exceto o PDT, que abandou as negociações, participaram da chapa.

Por Chico Sant’Anna e João Negrão, do site Muvuca Popular

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) foi retomado pelas forças democráticas e populares do movimento estudantil, em eleição realizada nesta sexta-feira (18). A vitória da chapa “A Gente que Lute” deu uma lavada na concorrente, conquistando 7.143 votos e quase 5.000 votos de diferença. Desta forma, a esquerda enterra a gestão da direita na entidade, que impôs um retrocesso na luta estudantil. O resultado também assegurou à chapa A Gente que Lute a representação de nove, das doze cadeiras, no Conselho Universitário – Consuni.

Assim, o DCE reaviva a tradição de luta de seu patrono, o histórico líder Honestino Guimarães, assassinado pela ditadura militar de 1964. Essa histórica resistência também é lembrada no enfrentamento que os estudantes da UnB, junto com professores e funcionários, empreenderam contra nada menos que seis invasões da universidade durante o período ditatorial.

“Ontem foi dia de vitória para as/os estudantes da Universidade de Brasília, o DCE histórico que carrega o nome de Honestino Guimarães está de volta com uma galera comprometida com a educação e com a universidade, com uma galera responsável com a luta estudantil e com a unidade necessária para derrotar o projeto de morte do governo Bolsonaro e de volta, também, para uma galera que vai acalourar cada vez mais o Movimento Estudantil no DF com a força para combater o sucateamento do ensino superior”, afirma texto compartilhado pelos estudantes via redes sociais.