Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 27 de outubro de 2019

Ibaneis coloca Brasília à venda

Domingo, 27 de outubro de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Ibaneis avança sobre as estatais depois de ampliar o sistema de terceirização da Saúde, com a criação do Instituto de Gestão em Saúde – Iges e de lançar edital de concessão da gestão da Rádio Cultura. Por isso, é sempre bom lembrar, que mais do que uma promessa de campanha, não privatizar o setor público foi um diferencial no discurso de campanha eleitoral, já que o ex-governador, Rodrigo Rollemberg, defendia a receita privatista, de gestão pública.

Por Chico Sant’Anna
É como se a plaquinha de vende-se tivesse sido colocada sobre o quadrilátero do Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha, contrariando uma de suas promessas de campanha, já tem pronta a sua carteira de privatização de empresas públicas candangas. Na sacola os interessados poderão encontrar produtos que passam pela mobilidade urbana, energia, abastecimento hídrico e saneamento. Também tem pontos turísticos como a Torre de TV Digital.

Ceb, Metrô e Caesb são, contudo, os três anéis mais valorosos que ele se dispõe a entregar para não perder os dedos. O arranjo da venda dessas estatais avançam aceleradamente mas não deverão ser de fáceis aceitação por parte da opinião pública e, consequentemente, da Câmara Legislativa do DF, onde uma frente parlamentar antiprivatização já foi organizada. Pesquisa realizada pela WHD Pesquisa e Estratégia aponta que 52% dos brasilienses são contra a venda do metrô, 49% rejeitam a venda da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), e 48% não concordam com a venda da Companhia Energética de Brasília (CEB) ao capital privado. As taxas dos que aprovam são menores do que as que rejeitam.

Leia a íntegra