Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 27 de outubro de 2019

Espiritualidade é importante para a saúde do coração

Domingo, 27 de outubro de 2019


Por 

Vicente Vecci*

Cardiologistas renomados chegaram à conclusão que uma rotina espiritualizada é salutar para a saúde do coração, embora por questões éticas evitam receitar esse procedimento..

Se o ser humano viver sempre em harmonia, poder-se-á derrubar barreiras  psicológicas que lhe poderia causar transtornos mentais com sérias consequências para a sua saúde. Aparentemente certas pessoas demonstram de estar de bem com a vida. Mas  intimamente poderá estar remoendo em sua mente problemas sem jogá-los para fora. Isso não é saudável.

Isso tem acontecido com muitas pessoas, onde estatisticamente está provado que a maioria dos sintomas cardiovasculares são causados por fatores psicológicos.

Daí a razão de uma vida espiritualizada sem guardar rancores, ódios, invejas, ambições, entre outros fatores de preocupações de natureza material e pessoal. E se possível fazer o bem sem olhar a quem, respeitando à natureza e os animais.

Daí devemos externar os sentimentos que nos afligem, e, virar fumaça ou  neblina   diante de determinadas agressões e enfrentar obstáculos com serenidade. Daí  a razão da mensagem cristã que diz: conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás.

O filosofo Huberto Rohden, natural de Tubarão-SC, físico, matemático, ex-colega de cátedra de Albert Einstein, na sua obra Filosofia Cósmica, cita um texto importante sobre a Verdadeira convivência espiritual: Basta que a pessoa mude e todos os objetos aparecem mudados. Basta que o ser humano entre nessa maravilhosa e etérea “leveza” que sempre acompanha a espiritualidade e o mundo inteiro lhe é leve, luminoso, sorridente.

Pois o ser humano não enxerga as coisas como elas são, mas assim como ele é.

Se sou pesado, amargo, inquieto, todas as pessoas e coisas que me rodeiam parecem pesadas, amargas, inquietas, mas se eu me tornar leve, suave, tranquilo, todas as pessoas e coisas do meu mundo serão leves, suaves e tranquilas.

O egoísmo é pesado e faz tudo pesado — o amor é leve e faz tudo leve.

É esta a divina alquimia praticada pelos filhos de Deus, pelos verdadeiros iniciados no reino dos céus: transmudar todos os objetos externos pela potência do sujeito interno, espiritualizar o mundo material, iluminar as trevas, estender arco-íris de sorrisos sobre dilúvios de lágrimas, trazer esperança em pleno desespero, suscitar vida nova em velhos cemitérios, transformar negros ataúdes mortuários em alvejantes berços de vida nova.

*Vicente Vecci é jornalista profissional, edita em Brasília-DF há 35 anos o Jornal do Síndico- WWW.jornaldosindicobsb.com.br. Com a força de mídia desse veículo idealizou o Parque Ecológico da Ponte Alta do Gama e ajudou a criar e implantar os parques ecológicos das Asas Sul e Norte no Planto Piloto. É titular da Defesa Ambiental-Ecodefesa. Eco.defesa@gmail.com