Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Eleições Municipais: Sai a primeira lista de fichas-suja de Goiás

Quinta, 31 de outubro de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Dos 260 municípios goianos, tem gente glosada em, pelo menos, 212 cidades. São prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais, dirigentes de estatais municipais, servidores que responsáveis pela gestão de recursos públicos. Nas cidades mais próximas de Brasília, são quase 200 impedidos em concorrer nas eleições municipais.
Por Chico Sant’Anna
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) acaba de tornar pública a lista de gestores públicos considerados ficha-suja e que, portanto, não poderão concorrer nas eleições municipais de 2020. Trata-se de uma longa lista de 127 páginas relacionando nomes e processos de contas julgadas irregulares pelo TCM-GO. Dos 260 municípios goianos, tem gente glosada em, pelo menos, 212 cidades. São prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais, dirigentes de estatais municipais, servidores que tiveram sob suas responsabilidades a gestão de recursos públicos. Nas cidades mais próximas de Brasília, são quase 200 pessoas que ficarão impedidas em concorrer nas eleições municipais. Alguns estão relacionados em vários processos.
Grande parte das contas glosadas se refere a má gestão ou a não prestação de contas adequada de recursos provenientes de verbas repassadas pela União, pelo Estado de Goiás ou mesmo da municipalidade em questão. Na maioria dos casos, trata-se de contas rejeitadas na gestão dos fundos de Participação de Municípios (FPM) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – Fundeb, (verbas repassadas da União), e, em especial, dos fundos municipais de Assistência Social – Fmas, dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA, de Educação, de Saúde e de Previdência Municipal.