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(Millôr Fernandes)

domingo, 20 de outubro de 2019

Fundação Amazonas Sustentável vence prêmio UNESCO-Japão em educação

Domingo, 20 de outubro de 2019
Da
ONU Brasil
A Fundação Amazônia Sustentável venceu o prêmio por seu projeto “Educação Relevante para o Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Remotas da Amazônia”, cujo foco é a geração de renda baseada em florestas, conservação ambiental e qualidade de vida.
Os estudantes aprendem sobre conservação ambiental, qualidade de vida e rendas geradas pela floresta. Foto: FAS/Rodolfo Pongelupe
Os estudantes aprendem sobre conservação ambiental, qualidade de vida e rendas geradas pela floresta. Foto: FAS/Rodolfo Pongelupe
A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, nomeou os três vencedores deste ano do Prêmio UNESCO-Japão em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD).
Os projetos Fundação Amazonas Sustentável (Brasil), Camphill Community Trust (Botsuana) e a cidade de Hamburgo (Alemanha) foram os vencedores. Cada um dos premiados receberá 50 mil dólares, em uma cerimônia que ocorrerá na sede da UNESCO em 15 de novembro, durante a Conferência Geral da Organização.
A Fundação Amazônia Sustentável venceu o prêmio por seu projeto “Educação Relevante para o Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Remotas da Amazônia”, cujo foco é a geração de renda baseada em florestas, conservação ambiental e qualidade de vida.
Com o objetivo de “tornar as florestas mais valiosas em pé do que cortadas”, o programa é implementado em 581 comunidades remotas por meio da capacitação e do empoderamento das comunidades. Nove centros de conservação e sustentabilidade em toda a Amazônia servem como plataformas para alavancar soluções adaptadas de desenvolvimento sustentável.
Já o Camphill Community Trust é reconhecido por seu “Programa Integrado de Aprendizagem e Convivência”, baseado na escola e na comunidade, que oferece serviços para jovens com deficiências intelectuais e de desenvolvimento que não progrediram no ensino regular.
Por meio de uma experiência integrada entre meio ambiente, sociedade e economia, o programa permite que alunos com necessidades especiais adquiram habilidades vocacionais como horticultura, gastronomia e artesanato, habilidades funcionais como alfabetização, aritmética e em Tecnologia de Informação (TI), além de habilidades pessoais e sociais. Durante o treinamento, os alunos participam de um programa de permacultura, que inclui habilidades de plantio e colheita.
A cidade alemã foi selecionada por seu programa em larga escala chamado “Hamburgo Está Aprendendo Sustentabilidade”, que combate as mudanças climáticas por meio de um extenso conjunto de projetos, materiais e eventos ecológicos que servem para educar e promover o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa apoia projetos de educação sobre o clima em jardins de infância, escolas e locais de educação informal, além de promover uma rede de excelência climática nas universidades. Envolvendo uma ampla gama de atores, o programa visa integrar a sustentabilidade em todos os setores da educação e transformar a prática educacional em toda a cidade.
Os vencedores do Prêmio UNESCO-Japão em Educação para o Desenvolvimento Sustentável deste ano foram escolhidos por um júri internacional independente, a partir de um número recorde de 115 indicações, apresentadas pelos governos de 63 Estados-membros da UNESCO e dez organizações em parceria oficial com a UNESCO.
Os principais critérios de seleção foram o potencial de transformação, qualidade inovadora e capacidade de abraçar todas as três dimensões da sustentabilidade: economia, sociedade e meio ambiente.
Financiado pelo governo do Japão, o prêmio foi estabelecido pelo Conselho Executivo da UNESCO no âmbito do Programa de Ação Global sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável, para mostrar e recompensar projetos e programas nesta área. Esta é a quinta edição do prêmio.