Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Fome: Conferência Regional da FAO buscará soluções para desafios alimentares e agrícolas na América Latina e no Caribe

 Terça, 20 de outubro de 2020

Da ONU Brasil

  • Até 21 de outubro, a Nicarágua sedia a 36a Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
  • As prioridades do encontro são transformar os sistemas alimentares para que todos possam ter acesso a dietas saudáveis, caminhar de mãos dadas para sociedades rurais prósperas e inclusivas e construir uma agricultura sustentável e resiliente ao clima.
O produtor Raimundo Zucchi, em sua propriedade na Linha Eulália, zona rural de Bento Gonçalves, onde planta sete variedades de uva
O produtor Raimundo Zucchi, em sua propriedade na Linha Eulália, zona rural de Bento Gonçalves, onde planta sete variedades de uva

Transformar os sistemas alimentares para que todos possam ter acesso a dietas saudáveis; caminhar de mãos dadas para sociedades rurais prósperas e inclusivas; construir uma agricultura sustentável e resiliente ao clima.

Estas são as três prioridades que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) propôs nesta segunda-feira (19) aos seus países membros, durante a abertura da 36ª Conferência Regional da FAO.

A Conferência Regional, que acontece entre 19 e 21 de outubro, e que tem como país sede a Nicarágua, é o órgão máximo da FAO na região: ali a Organização presta contas de suas ações e os países estabelecem as prioridades de FAO pelos próximos dois anos.

“Esta Conferência é uma oportunidade única para todos os países promoverem uma grande transformação em sua alimentação, agricultura, pesca, pecuária e silvicultura. É hora de promover a inovação e traçar as linhas de reconstrução com transformação para enfrentar os impactos da pandemia de COVID-19”, disse o representante regional da FAO, Julio Berdegué.

Desnutrição - Segundo a FAO, antes da pandemia, a fome na região afetava 47 milhões de pessoas; o sobrepeso e a obesidade afetavam 60% dos adultos e 50% da população rural viviam na pobreza. Essa situação pode ser agravada drasticamente pela pandemia e exige a transformação dos sistemas alimentares para fornecer uma alimentação saudável para todos.

“Devemos melhorar a forma como produzimos, distribuímos e consumimos alimentos para que todos tenham acesso a dietas saudáveis ​​”, explicou Berdegué.

 Um novo mundo rural - Avançar de mãos dadas para alcançar sociedades rurais prósperas e inclusivas requer incentivar e apoiar o surgimento de novas atividades econômicas no campo, que ofereçam maiores e melhores oportunidades de desenvolvimento às comunidades rurais, reduzindo as lacunas de bem-estar com as cidades.

Isso implica tornar a agricultura mais eficiente e produtiva e melhorar o comércio e o acesso aos mercados. Além disso, a FAO enfatiza a necessidade de acelerar a digitalização da agricultura e do mundo rural, tomando medidas para tornar este processo inclusivo, sem deixar ninguém para trás. “Com melhores serviços de internet, informação e telecomunicações, pode-se fazer uma transição para a agricultura digital e sociedades rurais digitais, e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades econômicas em territórios atrasados”, disse o representante regional.

Por meio de intervenções como a Iniciativa De Mãos Dadas (Mano a Mano) da FAO, pode-se promover o desenvolvimento rural e o emprego rural não agrícola, e estimular o investimento privado, a infraestrutura básica e maiores vínculos entre o setor agrícola e os mercados.

Agricultura sustentável - A América Latina e o Caribe devem realizar uma transformação para uma agricultura, pesca, pecuária e silvicultura sustentáveis ​​e resilientes ao clima, que são fontes de crescimento, mas com melhor equilíbrio com os ecossistemas e a biodiversidade.

A redução das emissões de gases de efeito estufa da agricultura e do sistema alimentar requer o combate ao desmatamento, o aumento da pecuária de baixa emissão, a recarbonizarão dos solos e a redução da perda e desperdício de alimentos.

A região também deve investir em prevenção para reduzir o custo de desastres, melhorar os sistemas de informação e monitoramento de riscos e implementar práticas produtivas que sejam resilientes às mudanças climáticas.

Impulso regional - A FAO assumiu o compromisso de promover a inovação digital e tecnológica como um eixo transversal que informa toda sua ação na América Latina e no Caribe.

Para isso, a Organização apoiará os países no desenvolvimento rápido de um roteiro regional de inovação e digitalização para seus alimentos e agricultura, e impulsionará a inovação em todas as áreas da agricultura e alimentos.

“A região deve digitalizar sua agricultura e seu comércio de alimentos, melhorando a conectividade das áreas rurais e a capacidade dos pequenos, médios e grandes produtores rurais e empresários para aproveitar a revolução tecnológica em curso”, disse Berdegué.