Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 31 de outubro de 2020

Já é hora do pesadelo na Terra Indígena Yanomami

 Sábado, 31 de outubro de 2020

Por

Marcos Wesley
Instituto Socioambiental - ISA

“Você não pode dormir. Você não pode se esconder. Não ouse entrar no rio. Não adianta fechar a estrada. Não adianta se isolar. Não adianta rezar. Eles não vão parar. Eles vão continuar. Nem que eles tenham que destruir tudo”. É assim que começa o vídeo "Uma história de terror para os Yanomami", narrado na língua Yanomami por Dário Kopenawa, diretor da Hutukara Associação Yanomami. Lançado hoje pelo Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana, o filme foi produzido pela agência Wieden +Kennedy São Paulo, parceira da campanha #ForaGarimpoForaCovid.

Assista:


O vídeo de Halloween dá arrepios e assusta a todos. Para os Yanomami o terror é real e vivenciado na pele. A Terra Indígena Yanomami sofre pela invasão de garimpeiros que amedrontam com suas doenças e exploração dos parentes e da floresta. Com as invasões, a vida dos Yanomami é um pesadelo do qual eles não podem despertar. 

“O Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana tem levado a nossa voz e a nossa luta diante do que estamos vivendo com esse descaso do Governo Federal. A Mãe Terra está sofrendo, todo o território Yanomami, junto com os espíritos de muitos que já morreram, também. Esse filme é mais um alerta do nosso sofrimento real”, concluiu Dário Kopenawa.

Contribua para o fim dessa história de terror e violações. Assine a petição #ForaGarimpoForaCovid e lute ao lado do povo Yanomami e Ye’kwana pela retirada dos mais de 20 mil garimpeiros da Terra Indígena Yanomami que estão destruindo a floresta e disseminando a Covid-19.

Assine a petição

Marcos Wesley
Instituto Socioambiental - ISA

Mais informaçõ––es sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue ou envie um whatsapp para (11) 93500 1149 e fale com Mariana Barros ou escreva para relacionamento@socioambiental.org