A cintura do mundo
No ano de 234 a.C., um sábio chamado Eratóstenes cravou uma vara, ao meio-dia, na cidade de Alexandria, e mediu a sua sombra.
Um ano depois, exatamente na mesma hora do mesmo dia, cravou a mesma vara na cidade de Assuam, e comprovou que não havia sombra alguma.
Eratóstenes deduziu que a diferença entre uma sombra e sombra alguma confirmava que o mundo era uma esfera e não um prato. Então fez medir a distância entre as duas cidades, a passo de homem, e a partir dessa informação tentou calcular quanto media a cintura do mundo.
Errou por noventa quilômetros.
Eduardo Galeano, no livro “Os filhos dos dias”, 2ª edição, L&PM Editores, folha 202.
========
Comentário do Gama Livre: Pasmem!! E 2.257 anos após o sábio Eratóstenes provar que a Terra possui a forma de uma esfera, ainda há gente que acredita que a terra tem a forma de um prato, de uma pataca, coisas assim, isto é, que é plana. É o que dá acreditar em astrólogo que nunca foi astrólogo, em filósofo que jamais foi, em intelectual que não era enquanto vida teve. E, por incrível que possa ser, acreditar em falsos gurus e mitos e em seguidores dessas falsas 'figuras'.