Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Live 26/6 (nesta segunda-feira): “Banco Central não reduz juro: a ilegitimidade da dívida está escancarada. Participe!!!

Segunda, 26 de junho de 2023

Da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD)

Nesta semana, o Banco Central manteve a Taxa Selic em 13,75% ao ano, e assim o Brasil permanece com uma taxa de juros real elevadíssima, de 9,44% ao ano, enquanto a Europa pratica 2% NEGATIVOS, Japão pratica 3,5% NEGATIVOS, e Estados Unidos 1,2%. O velho argumento do Banco Central de “combate à inflação” cada vez mais se mostra como um completo engodo: o IPCA acumulado nos últimos 12 meses terminados em maio de 2023 foi de 3,94%, valor este que se encontra totalmente dentro da meta de inflação para 2023 (1,75% a 4,75%). E mesmo quando a inflação estava alta nos anos anteriores, ela não decorria de excesso de demanda, mas de preços administrados pelo próprio governo (combustíveis, energia, etc.) e preços de alimentos (devido à priorização da agricultura de exportação), que não caem com a alta de juros.

Portanto, nunca esteve tão clara e cristalina uma das principais ilegitimidades da dívida pública na atualidade: a definição da taxa de juros, que faz a dívida se multiplicar por ela mesma, sem financiar investimento social nenhum. Segunda feira, às 19h, o economista da ACD Rodrigo Avila debaterá este tema com os(as) amigos(as) da ACD nos nossos canais no Facebook (https://www.facebook.com/auditoriacidada.pagina) e YouTube (https://www.youtube.com/AuditoriaCidadadaDivida).

PARTICIPE E ENVIE TAMBÉM SUA PERGUNTA !!!

https://auditoriacidada.org.br/live-26-6-banco-central-nao-reduz-juro-a-ilegitimidade-da-divida-esta-escancarada/

OUTRAS NOTÍCIAS