Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Conta de água e esgoto subirá 40% no Reino Unido

Quarta, 28 de junho de 2023

Tratamento de esgoto (foto reprodução Thames Water)

Conta de água e esgoto subirá 40% no Reino Unido

Do Monitor Mercantil
28 de junho de 2023

A soma da privatização de serviços públicos com a alta dos juros pelo Banco da Inglaterra (BC britânico) jogou por água abaixo (ops!), ou melhor, pelo esgoto (ops! de novo) o setor de saneamento no Reino Unido. Matéria publicada pelo The Times mostra que as famílias foram alertadas de que suas contas de água podem aumentar em até 40% antes do final da década.

Os aumentos devem ser anunciados no próximo ano. As empresas de água dizem que precisam de dinheiro extra para cumprir metas rígidas de poluição — nos últimos anos, são frequentes as denúncias e multas por excesso de esgoto lançado nos rios e mares da ilha.

Os preços devem subir, em média, 25% até 2030. A Southern Water planeja aumentar cobrança aos clientes de £ 432 para um mínimo de £ 677 até 2030, embora sugira que o valor possa chegar a £ 793. A South East Water planeja aumentar suas contas em até 39% até 2030. A Wessex Water quer aumentar seus preços em 30%, enquanto a Thames Water propõe aumentos de 20%.

Esta última companhia é a parte mais aparente da falência das privatizações, com dívidas de £ 14 bilhões. O governo está discutindo com bancos um esquema de salvamento (bailout), que enfrenta resistências.

Cat Hobbs, diretora do grupo que defende as reestatizações We Own It, disse: “A privatização da água fracassou totalmente, e o fato de a Thames Water estar à beira do colapso deixa isso dolorosamente claro.”

Segundo Hobbs, os monopólios privatizados, de propriedade de um punhado de acionistas em todo o mundo, extraíram £ 72 bilhões em dividendos e construíram uma montanha de dívidas de £ 53 bilhões, embora tenham começado em 1989 com dívida zero.

Os riscos da emissão de CRI da Movida

O mercado financeiro se prepara para o lançamento de até R$ 500 milhões (com possibilidade de ampliação em 25%) em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) lastreados em debêntures da Movida Participações S/A. A remuneração varia de CDI+1,5% ao ano a IPCA+7,25% ao ano, e o prazo, de 3 a 5 anos.

O rating atribuído à emissão pela Fitch é AAA (bra). A lista de possíveis riscos atribuídos à empresa locadora de automóveis é longa e inclui: o valor de venda dos veículos utilizados nas operações é fundamental para o retorno esperado de seus contratos; o financiamento da estratégia de crescimento e renovação da frota requer capital intensivo de longo prazo; a devedora (Movida) não mantém seguro contra certos riscos; falhas na proteção de dados pessoais podem afetar a devedora de forma adversa.

Rápidas

Numa parceria entre Iargs, Ceca e CEPPCSP da OAB/RS, o diretor do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke, lançará o livro Manual de Segurança Pública Baseada em Evidências: o que funciona e o que não funciona na prevenção da violência, no próximo dia 1º, às 14h, no auditório da OAB Cubo, em Porto Alegre *** O professor Aureo Guilherme Mendonça, do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançará às 18h30 de 4 de julho o livro O labirinto do Brasil moderno (editora Appris), na Livraria da Travessa de Ipanema.