Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Jovem talento lírico Ana Luísa Melo faz recital de formatura no CTJ Hall (Casa Thomas Jefferson, Brasília)

Quarta, 14 de junho de 2023

Neste espetáculo, na quinta-feira (15), a cantora será acompanhada pela pianista Duly Mittelstedt, com participações especiais da mezzo-soprano Luisa Francesconi, do violonista Antônio Mello (violão) e da Orquestra de alunos da UnB

A soprano Ana Luísa Melo, de apenas 22 anos,está pronta para encantar o público com seu recital de formatura em Canto Erudito. O evento ocorrerá na quinta-feira (15), às 20h30, no CTJ Hall — Casa Thomas Jefferson , localizado na SEP-Sul 706/906 [Plano Piloto de Brasília]. A entrada será gratuita para todos os amantes da música lírica.

Ana Luísa iniciou seus estudos de Canto Lírico na Escola de Música de Brasília em 2016. Desde então, ela tem se destacado no cenário de ópera brasileiro, apresentando-se em palcos nacionais e internacionais, incluindo o prestigiado Carnegie Hall, em Nova York.

Atualmente, Ana Luísa é aluna do Departamento de Música da Universidade de Brasília, onde tem a orientação da mezzo-soprano Luisa Francesconi e da vocal coach Joan Dornemann. Sua performance no recital de formatura será acompanhada pelo pianista Duly Mittelstedt e pela orquestra de alunos da Universidade de Brasília, sob a regência de Matheus Silva. Luisa Francesconi e o violonista Antônio Mello fazem participações especiais.

A Casa Thomas Jefferson, conhecida por promover eventos culturais de alta qualidade, fará a transmissão ao vivo do recital pelo seu canal no YouTube, garantindo que esse patrimônio de belas apresentações musicais fique disponível online para um público mais amplo. A Casa Thomas Jefferson conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Ao longo de sua carreira, Ana Luísa Melo tem demonstrado sua versatilidade e talento, atuando como solista em concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNC) nos anos de 2021 e 2022. Além disso, ela tem participado de colaborações em recitais e espetáculos musicais, expandindo seu repertório e conquistando novos públicos.

Entre seus papéis mais marcantes, destacam-se Pamina em A Flauta Mágica, Fada do Sono em João e Maria e Geneviève em As Divas e o Maestro, produções operísticas em Brasília. Nos Estados Unidos, Ana Luísa foi bolsista da renomada Vincerò Academy, em Nova York, onde interpretou os papéis de Adina em L'elisir d'amore e Susanna em Le nozze di Figaro.

No Brasil, ela foi semifinalista do 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, realizado pela Cia Ópera SP, e finalista do Concurso Bixiga Canta, organizado pelo maestro Roberto Tibiriçá. Também atuou como solista na Academia Canto Mozarteum em parceria com a Chorakademie Lübeck, da Alemanha.

Além de sua dedicação aos estudos musicais, Ana Luísa Melo tem buscado constantemente o aperfeiçoamento em sua carreira, participando de masterclasses e coachings com renomados mestres e profissionais do meio operístico, como Joan Dornemann, Danielle Orlando, Howard Watkins, Stefano Baldasseroni, Abdiel Vázquez, Jorge Parodi, Kirsten Chambers, Marcel Boone, Alessandro Sangiorgi, André dos Santos e Paulo Mandarino. Atualmente, ela tem masterclasses agendadas com as sopranos Ailyn Pérez e Pretty Yende, ampliando ainda mais seus horizontes musicais.

Antes de sua incursão no canto lírico, Ana Luísa Melo teve uma formação musical abrangente, estudando violino, flauta transversal e flauta doce no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Ao se mudar para Brasília na infância, ela ingressou no curso de Canto Lírico na Escola de Música da cidade, onde cursou o Básico e o Técnico em Canto Lírico. Durante esse período, ela integrou o Coro Madrigal de Brasília e atuou como professora de Canto Lírico e Popular, além de musicalização e flauta doce para crianças.

Na Casa Thomas Jefferson, Ana Luísa se graduou em inglês em 2018 e, também, recebeu apoio na utilização do CTJ Hall para estudos e ensaios. A partir de 2020, recebeu apoio para realizar, também no CTJ Hall, ensaios, gravações e audições, que foram essenciais para a realização de projetos acadêmicos, artísticos e musicais. Ensaiou para as Bachianas Brasileiras n°5 com a OSTNCS. Gravou vídeos para o 19° Concurso Brasileiro Maria Callas do qual foi semifinalista.

Fez audições para a Vincerò Academy, academia de ópera dos EUA constituída por artistas/mentores de renome no meio operístico internacional, incluindo Aylin Pérez, Pretty Yende, Angel Blue, Isabel Leonard, Rachel Willis-Sorensen, Kristine Opolais, Jennifer Rowley, Javier Camarena, Lucas Meachem, Joan Dornemann, Danielle Orlando, Mignon Dunn. Participou da sexta edição do grandioso concerto Iate in Concert com o apoio da indicação da Casa Thomas Jefferson.

Com seu talento, dedicação e busca constante por aperfeiçoamento, Ana Luísa Melo se destaca como uma das principais jovens sopranos líricas do Brasil, encantando o público nacional e internacional com sua voz sublime e emocionante.

Sobre os músicos

Luisa Francesconi, eleita a melhor cantora lírica do ano pela mídia especializada em 2018 e 2022, é uma das artistas mais completas de sua geração, possuindo vasta experiência em palcos latino-americanos e europeus, dentre os quais Teatro Regio em Turim, Teatro Massimo em Palermo, Teatro Bellini em Catania, Teatro Argentina em Roma, Ópera de Maribor, Teatro São Carlos em Lisboa, Teatro Coliseo em Buenos Aires, Auditorio Sodre em Montevidéu, Teatro de Bellas Artes no México, e praticamente todos os mais importantes teatros e salas de concerto brasileiros.

Trabalhou com regentes como Evelino Pidò, Giampaolo Bisanti, Romano Gandolfi, Jean-Claude Malgoire, Marin Alsop, Claus Peter Flor, Louis Langrée, Donato Renzetti, Marco Letonja, Laurent Campellone, Heinz Hollinger, Julia Jones, Rodolfo Fischer, Stefan Lano, Ramón Tebar, Gianluca Martinenghi, Ragnar Bohlin e muitos outros.

Dentre os mais de 50 personagens de ópera que já interpretou, destacam-se Carmen de Bizet, La Cenerentola, Rosina (O Barbeiro de Sevilha) e Isabella (L'Italiana in Algeri) de Rossini, Dorabella (Così fan Tutte), Sesto (La Clemenza di Tito), Cherubino (As Bodas de Figaro) e Idamante (Idomeneo) de Mozart, Ottavia (L'Incoronazione di Poppea), Orfeu (Orfeu e Eurídice) de Gluck, Dido (Dido and Eneas) de Purcell, Armide (Renaud) de Sacchini, Romeo (I Capuleti ed I Montecchi) de Bellini, Charlotte (Werther) e Dulcinée (Don Quichotte) de Massenet, Didone (Les Troyens) de Berlioz, Octavian (O Cavaleiro da Rosa) de Strauss, Dinah (Trouble in Tahiti) de Bernstein, Virginia (O Anjo Negro) de J. G. Ripper, além de vasto repertório de concertos.

Sua interpretação do ciclo O Fauno e a Pastora, de Igor Stravinsky, junto à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob a regência de Fabio Mechetti, figura entre os destaques da temporada erudita de 2021. Em 2023, cumpre intensa agenda que inclui seu debut como Jayne Seymour em Anna Bolena no 25º Festival Amazonas de Ópera e o papel título em Carmen, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Duly Mittelstedt, pianista, pianista correpetidora / colaboradora / camerista, se graduou Mestra em Musicologia e Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de Brasília. Duly é professora efetiva do Núcleo de Correpetição Erudita do CEP/ Escola de Música de Brasília. Possui vasta experiência profissional em correpetição; coaching para cantores; instrumentação musical; montagem de óperas; música de câmara; regência e canto coral.

Talentosa e inovadora, é a proprietária do canal Duly Mittelstedt Piano Colaborativo, no YouTube, e participa ativamente da cena musical da cidade, acompanhando inúmeros cantores, instrumentistas, grupos, corais e montagens.

Foto: Reprodução/Instagram

Serviço

Evento: Recital de Canto Lírico

Soprano Ana Luísa Melo

Professora orientadora: Isabela Sekeff

Coorientadora Convidada: Luisa Francesconi

Pianista: Duly Mittelstedt

Participações especiais:

Luisa Francesconi (mezzo-soprano); Antônio Mello (violão)

Orquestra de alunos da Universidade de Brasília

Regência: Matheus Silva

Violinos: Arthur Felix, Jordana Rodrigues, Amanda Andrade, Guilherme Alexander, Ramai Sant'Anna Viola: Ana Cançado Violoncelo: Lukas Haddad; Rute Brito Contrabaixo: Douglas Lima

Data: quinta-feira, 15 de junho, 20h30

Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson, SEP-Sul 706/906

Entrada gratuita

Fonte:
EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA