Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de junho de 2023

Pedro Pinho: "Energia per capita é o melhor indicador para medir desenvolvimento"

Sábado, 24 de junho de 2023
Da AEPET —Associação dos Engenheiros da Petrobrás

O presidente da AEPET, Pedro Pinho, pondera que o melhor índice para avaliar as possibilidades de desenvolvimento de um país é o consumo de energia per capita.

Em participação no canal Brasil Independente, Pinho argumentou sobre as limitações de outros indicadores, como o IDH. Por seu lado, o consumo per capita “mostra quanto o país produz em energias e como são usadas pela sociedade”.

O presidente da AEPET destacou que, em 2021, o Brasil apresentava consumo abaixo da média mundial – 21 mil quilowatt-hora (kWh)- que inclui países com “baixíssimo consumo” e perde para vizinhos como Argentina, Chile e Venezuela.

“A Noruega administrou bem suas reservas de petróleo porque estatizou. Hoje lidera o consumo na Europa, com 105 mil kWh per capita”, disse, acrescentando que o Brasil, com 16 mil kWh, está abaixo da média mundial, que em 2021 era de 21 mil kWh.

“O mundo passou a se desenvolver mais após a utilização das riquezas das Américas, mas o ritmo acelerou após a utilização do carvão mineral na produção de energia, já no século 18”, resume o presidente da AEPET.

https://youtu.be/IObK2F82KcY