Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 11 de junho de 2023

CINE HISTÓRICO? Centro Cultural Itapuã do Gama —Movimentos cobram e governo anuncia obras emergenciais no Cinema. Mas nada de começar

Domingo, 11 de maio de 2023
Foto: Taciano / Arquivo Blog Gama Livre

Calma! Calma! Calma! Depois de uma porrada de promessas de governos anteriores e, também um monte de promessas do atual chefão do Buriti, o Centro Cultural Itapuã, o querido Cine Itapuã, no Gama, continua jogado ao abandono, ao descaso, a tudo de desprezo pelos governos do DF. Volta e meia recebe —o Cinema— a visita de enchedores de linguiça, e como são enchedores, melhor, enchedores de promessas. Vem secretário, vem os enviados deles, vem deputados e puxa-sacos mil, vem até governadores e sua corte. E nada de acontecer a reforma que o Cine Itapuã tanto precisa e a comunidade do Gama tanto merece. A reforma começará agora. Ops! Agora não. Daqui a pouco. Não, não, não começou há pouco. A reforma na realidade pipocou novamente. Sempre repetem que tá "faltando pequenos ajustes", "coisinha" boba para ter o início. E já se vão quase duas décadas de abandono, exatos 18 anos de abandono do nosso querido Cine Itapuã.

O que precisa esse pessoal todo, é tomar vergonha na cara e realizar de fato a reforma do Centro Cultural Itapuã.*

Agora, depois desse desabafo e relato sobre a via-crúcis do Cine Itapuã, leia uma matéria do Brasil de Fato sobre um outro Cine Histórico: 

CINE HISTÓRICO
Movimentos cobram e governo de Pernambuco anuncia obras emergenciais no Cinema São Luiz

Sala icônica do Recife está fechada há mais de um ano e artistas, parlamentares e coletivos pedem a reabertura

Afonso Bezerra
Brasil de Fato| Recife(PE) | 11 de Junho de 2023

Inaugurado em setembro de 1972, o Cinema São Luiz é uma das mais tradicionais salas de cinema de rua do Recife - Rebeca Martins

Artistas, parlamentares, coletivos de cultura e frequentadores se reuniram, neste sábado (10), no Recife, para promover um abraço simbólico no Cinema São Luiz. O objetivo da manifestação foi cobrar do governo do estado a reabertura do espaço. O ato contou com shows musicais, rodas de poesia, mostras fotográficas, projeções de filmes na fachada do prédio e intervenções políticas.

A sala, um dos equipamentos mais icônicos e históricos da cultura da cidade, está fechada há mais de um ano. O São Luiz é uma das últimas salas de cinema de rua na cidade e possui um valor afetivo para os recifenses.

"Foi um ato afetuoso, repleto de ternura e amor por um equipamento que oferece alimento para o coração e para a alma. Um protesto para chamar a atenção de que precisamos cuidar do que é nosso. O Cinema São Luiz é o coração cultural da cidade. Quantos de nós não temos maravilhosas lembranças nesse espaço? Cuidar, amar este espaço, significa reviver essas lembranças", contou a fonoaudióloga Nívea Penalva, uma das frequentadoras do cinema.

Diante da pressão dos coletivos e antes do ato, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) anunciou que fechou contrato com a empresa que ficará responsável pela execução dos serviços no sistema de esgotamento do cinema. A obra terá um custo de R$ 106.308,53 e deve começar, segundo o governo do estado, na próxima semana.


Kleber Mendonça Filho, diretor premiado pelos filmes Bacurau (2019) e Som ao Redor (2012), esteve presente no ato e falou sobre a importância do cinema para a dinâmica do centro do Recife. Ele também analisou a importância da cobrança cidadã pelo funcionamento do espaço cultural e chamou a atenção do governo do estado para investir em outros setores do cinema, para além da infraestrutura, que também estão precarizados.

"Importante o que acontece hoje no São Luiz. A Cultura sendo defendida, um espaço democrático no centro da cidade, que oxigena a rua. Que seja sempre respeitado por todes nós e por governos. Mas bom observar outras demandas vitais. Retomar a equipe, definir um orçamento para esse cinema e garantir um(a) programador(a) com visão generosa e diversa de mundo e compreensão do cenário exibidor para manter acesa a chama do trabalho histórico feito por Geraldo Pinho desde a reabertura da sala como equipamento cultural público", publicou o cineasta nas redes sociais.

Além do envolvimento afetivo, Kleber tem uma relação profissional com o São Luiz. Ele organizou o festival Janela Internacional de Cinema, que utilizou a sala como espaço principal de exibições, e exibiu no Festival de Cannes o seu mais recente trabalho, o documentário Retratos Fantasmas. O filme faz um resgate da relação de duas salas de cinema de rua do Recife com a cidade: o Cinema Veneza, que funcionou entre os anos 1970 e 1990, e o Cinema São Luiz.

Ação política

Nesta segunda-feira(12), a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco realiza uma Audiência Pública para debater a reabertura do Cinema São Luiz. A audiência é uma iniciativa da deputada estadual Dani Portela (PSOL), por meio da Comissão de Educação e Cultura. A atividade começa às 09h, no Auditório Sérgio Guerra, e contará com a presença de representantes do governo do estado, do Iphan, do Ministério Público do Estado e integrantes dos coletivos de cultura.

"O cinema São Luiz é um dos mais lindos cinemas do Brasil, é um tesouro raro e em extinção. Quantas histórias cada um de nós já viveu dentro dele? O São Luiz é memória da nossa cultura, mas precisa ser futuro também. E fechado ele nunca poderá ser", escreveu a deputada, nas redes sociais.


"A movimentação da sociedade fez o Governo anunciar uma obra de restauro, mas a previsão de abertura é só para o ano que vem. Vamos seguir na cobrança e na fé para que o cinema da cidade possa voltar a trazer cultura, economia e segurança para o centro", escreveu nas redes o vereador do Recife, Ivan Moraes (PSOL).

"Um dos poucos cinemas de rua do nosso país que democratiza o acesso a cultura, não pode ficar fechado por tanto tempo. Queremos ele aberto e funcionando", cobrou a deputada estadual Rosa Amorim (PT).

O Cinema São Luiz foi inaugurado em setembro de 1972. Em 2008, ele foi tombado como Patrimônio Histórico pelo governo do estado e desde maio do ano passado, a sala está fechada por problemas estruturais.

Edição: José Eduardo Bernardes
Brasil de Fato| Recife(PE)
=======================



Se você quiser saber um pouco mais sobre o Cine Itapuã, acesse os links abaixo.

Cine Itapuã no Gama, um drama que parece não ter fim   Quarta, 2 de maio de 2018

Espaços Culturais do Gama são Preservados na LUOS     Quinta, 13 de dezembro de 2018

Distritais Luzia de Paula e Wasny apresentaram nesta quarta (21/11) emenda ao Projeto de LUOS (Lei de Usos e Ocupação do Solo) salvando o Centro Cultural Itapuã, no Gama, que por lei é Patrimônio Cultural Material do DF. A comunidade espera que os outros distritais aprovem a emenda     Quinta, 22 de novembro de 2018


Cine Itapuã do Gama, por lei Patrimônio Cultural Material do DF, continua abandonado pelo governo de Brasília. Projeto de revitalização nunca passou de fita de ficção

Um filme de terror. Ou de tragédia

Cine Itapuã pode ser salvo


Audiência pública: Mais uma tentativa de revitalizar o Centro Cultural Itapuã, o velho cinema do Gama.   Domingo, 25 de outubro de 2015

Audiência pública: Mais uma tentativa de revitalizar o Centro Cultural Itapuã, o velho cinema do GamaDomingo, 25 de outubro de 2015